Com objetivo de oferecer melhor atendimento ao público, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) disponibiliza aos seus usuários, mais canal de atendimento, desta vez por meio do aplicativo WhatsApp. O serviço de mensagens tem a finalidade de tirar dúvidas de usuários com orientações sobre como proceder nos serviços de habilitação e veículos.
Para o vice-governador, Sérgio Gonçalves, o uso da tecnologia representa uma inovação significativa na forma como os serviços públicos interagem com a população. “Essa abordagem não só melhora a eficiência dos serviços, mas também proporciona uma experiência mais satisfatória e ágil para o cidadão”, ressaltou.
O diretor-geral da Autarquia, Sandro Rocha, enfatizou que, a ferramenta oferece vantagens, tanto para cidadãos quanto à instituição, ao reduzir tempo de atendimento e filas, já que os usuários recebem soluções de forma eficiente e segura. “O serviço é exclusivo para orientações específicas sobre veículo e habilitação, com atendimento conforme ordem de chegada, de forma organizada”.
É importante ressaltar que, o Departamento não envia mensagem e nem faz ligações para os usuários. “O atendimento se dá sempre com o público contactando o Detran-RO, que de forma personalizada e humanizada, através de um servidor da Autarquia, irá tirar as dúvidas de usuários em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, explica Sandro Rocha.
Além do atendimento pelo WhatsApp, o Detran-RO conta com 74 unidades de serviços em Rondônia, entre Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e Postos Avançados (P.A.s). O público conta também com a Central de Serviços que pode ser acessada através do site https://www.detran.ro.gov.br/ . Já para comunicação telefônicas, é possível contactar o Detran-RO pelos números disponíveis no portal.
Com exceção do site, que funciona 24 horas, o atendimento por WhatsApp do Detran-RO ocorre em dias úteis, das 7h30 às 13h30.
Setor | Serviço | Contato |
Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento ( Cofap) | Informações sobre Cursos Especializados para motoristas | (69) 99356-0519 |
Diretoria Técnica de Habilitação (DTH) | Informações relacionadas a Habilitação de condutores | (69) 99273-1353 |
Diretoria Técnica de Veículos (DTV) | Informações sobre veículos | (69) 99258-3005 |
Sistema de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) | Informações quanto ao registro e notificações de multas | (69) 99990-2637 |
Comissão de Leilões | Informações sobre leilões | (69) 99207-9424 |
Procuradoria Jurídica (Projur) | Informações sobre análises e emissão pareceres jurídicos sobre processos que envolvam documentos judiciais | (69) 99251-1531 |
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Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Gabriel Moreira
Secom – Governo de Rondônia