*O Corpo de Bombeiros de Rondônia atuou na ajuda humanitária no Rio Grande do Sul*
O encorajamento e o profissionalismo do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) ganharam destaque através de diversas atividades realizadas durante o ano de 2024. Dentre muitas missões enfrentadas, a corporação, comandada pelo Coronel Nivaldo Azevedo, esteve presente em ações que marcaram a vida de cada bombeiro militar, como a atuação durante as enchentes no Rio Grande do Sul (RS) e as operações de combate a incêndios ambientais, que tiveram grande repercussão na vida da população neste ano.
O coronel comandante da força teve papel fundamental no enfrentamento dos desafios, as equipes trabalharam em missões consideradas inéditas e demonstraram grande capacidade de adaptação e principalmente comprometimento com as missões e a qualidade do trabalho prestado às pessoas. Os bombeiros que estiveram no Rio Grande do Sul, por exemplo, durante a colaboração às vítimas da enchente, atuaram com a força da solidariedade de todo um povo, durante um momento de desespero ao resgatar vítimas e entregar donativos, diante de condições extremas como um verdadeiro cenário de guerra.
Em Rondônia, o enfrentamento da crise hídrica e dos incêndios florestais exigiu uma atuação ainda mais integrada e estratégica. Segundo o coronel Nivaldo, a liderança do Corpo de Bombeiros no comitê de Crise Hídrica criado pelo governo, foi decisiva para o fortalecimento do monitoramento e à resposta às emergências climáticas que afetaram o estado. Durante esse período, foram adotadas tecnologias de ponta para otimizar o combate às queimadas ilegais, incluindo o uso de aeronaves, que foram esforços para obter uma resposta rápida e eficaz aos atos ilícitos, protegendo o meio ambiente e as comunidades locais.
Além da gestão de emergências climáticas, o CBMRO também foi fundamental na coordenação de ações de combate ao desmatamento ilegal, através da Operação Verde Rondônia 2024 (OVR), em parceria com diversos órgãos de controle e instituições ambientais. A luta contra o desmatamento também se deu por meio da Operação Temporã I e II, uma força-tarefa que visou combater incêndios criminosos em municípios como Guajará-Mirim e Cujubim, resultando em prisões de suspeitos e em autuações em flagrante, evidenciando a seriedade com que o governo estadual tratou os danos ambientais causados por ações ilegais.
Segundo o coronel BM Nivaldo, o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros de RO, é um exemplo de coragem, dedicação e compromisso com a sociedade. “Seja no enfrentamento de desastres naturais ou na proteção dos recursos ambientais, a atuação das equipes de bombeiros foi essencial para salvar vidas e preservar o patrimônio natural do estado. Em um ano marcado por desafios climáticos e ambientais, acredito que o CBMRO se destacou por sua competência e pelo espírito de solidariedade que sempre nortearam suas ações”, declara.
Ainda segundo o comandante da pasta, a união e o trabalho árduo de todos os envolvidos, foram a chave para superação dos momentos de crise. O esforço coletivo e a disposição das equipes de resgates são um reflexo do compromisso do Governo de Rondônia com o bem-estar de seus cidadãos e com a preservação do meio ambiente.
Texto e fotos: Assessoria