Terça-feira, 28 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Terça-feira, 28 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Ezequiel Neiva impulsiona setor produtivo com a entrega de 1394 toneladas de calcário em Machadinho do Oeste




Com o objetivo de impulsionar a produtividade agrícola e apoiar a agricultura familiar da região, o deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) tem promovido, em parceria com o Governo de Rondônia e a Prefeitura de Machadinho do Oeste, a entrega de calcário para os produtores rurais. Até o momento, já foram entregues 1.394 toneladas do insumo no município, atendendo as regiões dos distritos de Tabajara e do Galo Velho e beneficiando centenas de famílias de agricultores locais.

 

A iniciativa, viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado Ezequiel Neiva, conta com a participação ativa da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), com o apoio logístico do Programa Pró-Leite, que realiza a entrega do calcário diretamente aos produtores.

- Advertisement -
- Advertisement -

 

- Advertisement -

A distribuição do calcário tem sido fundamental para a recuperação do solo e o aumento da produtividade das lavouras, principalmente nas propriedades familiares. O calcário, produto essencial para corrigir a acidez do solo, melhora a fertilidade e a qualidade das culturas, favorecendo o crescimento das plantações e a rentabilidade das atividades agrícolas.

 

“Esse investimento no calcário é um reflexo do compromisso do nosso governador, coronel Marcos Rocha, e do nosso vice-governador Sérgio Gonçalves com o fortalecimento da agricultura familiar, que é a base da economia de Machadinho do Oeste. Estamos proporcionando aos nossos produtores melhores condições para o cultivo e o aumento da produção agrícola, o que impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida das famílias”, afirmou o deputado estadual Ezequiel Neiva.

 

Logística é um dos diferenciais do projeto na entrega de benfeitorias aos produtores rurais (Foto: Assessoria parlamentar)

 

A logística de entrega é um dos diferenciais do projeto. Os produtores adquirem o calcário diretamente na Usina e, por meio do Programa “Propriedades Mais Produtivas”, da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), o material é transportado até as propriedades, facilitando o acesso ao produto essencial para a melhoria das condições agrícolas.

 

Essa ação não seria possível sem a parceria efetiva entre as instituições envolvidas. Além do Governo de Rondônia e da Prefeitura Municipal de Machadinho do Oeste, o trabalho do deputado Ezequiel Neiva é amplamente apoiado pelos assessores parlamentares Celso Coelho e Batista, do 5º BEC, pelo vereador Abrahãozinho e pelos vereadores eleitos João Carlos e Reginaldo Batista.

 

“O apoio da população e o comprometimento das lideranças locais, como os vereadores e assessores, têm sido fundamentais para o sucesso dessa ação, que beneficia diretamente o campo e todos os envolvidos na produção rural do município”, destacou Celso Coelho, assessor parlamentar.

 

O diretor de Políticas Agrícolas da Seagri, Wiveslando Neiva, ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e o deputado estadual Ezequiel Neiva na disponibilização de calcário para os produtores rurais. “Esta ação é fundamental para a correção da acidez do solo, o que favorece o aumento da produtividade e a qualidade das colheitas, especialmente para a agricultura familiar. A medida visa reduzir custos para os agricultores e fortalecer a produção local, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura na região”, concluiu.

 

Até o final deste mês, está prevista a entrega de mais 1.334 toneladas de calcário aos produtores rurais de Machadinho do Oeste, com o objetivo de impulsionar a economia local, melhorar as condições de trabalho e aumentar a produtividade agrícola.

 

Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas