A Polícia Militar de Rondônia, por meio do Comando Regional de Policiamento IV lançou o Programa Cidade Segura. Foram lançadas a Operação Máximus com o objetivo de realizar pontos de bloqueio de vias (urbanas e rurais) e de Comando de Abordagens a estabelecimentos diversos (urbanos), realizando abordagens a pessoas e veículos, em pontos estratégicos com a maior incidência criminal e saturação em bairros e localidades com maior índice de criminalidade e a Operação Reforço.
Visa também reforçar o serviço ordinário de Rádio Patrulhas (RP) que atua em todas as cidades e distritos, em horários com a maior incidência de acionamentos no 190, com o objetivo de diminuir as demandas reprimidas e realizar abordagens qualificadas, com ênfase na redução do tempo resposta no atendimento policial à comunidade.
O lançamento ocorreu às 19horas de sexta-feira, 11, simultaneamente nos municípios de Ariquemes, Machadinho D’Oeste, Jaru e Buritis, com a participação de 56 policiais militares.
Para o comandante-geral da PM, coronel Regis Braguin, a operação foi considerada um sucesso. Esse tipo de avaliação geralmente se baseia em uma série de fatores, como a redução de crimes, a apreensão de drogas, a captura de suspeitos, e a melhoria na sensação de segurança. O objetivo ainda, segundo o tenente-coronel PM Barros, Coordenador Regional de Policiamento IV foi de intensificar o policiamento, ações preventivas e repressivas. Esse tipo de operação é parte de estratégias mais amplas de segurança pública, externas para combater a criminalidade.
Apreensões realizadas:
Em Ariquemes a PM apreendeu 3 gramas de maconha durante abordagem veicular. Em Jaru a Polícia Militar apreendeu 787 gramas de crack, 188 gramas de maconha, 41 gramas de cocaína e 15 gramas de outra drogas, além de R$ 821.00, em Dinheiro.
Assessoria