O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) enviou uma ação civil pública para que o Estado de Rondônia execute melhorias estruturais no Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (Heuro), que recebe pacientes de 32 municípios de Rondônia.
A ação solicita a ampliação de leitos e a criação de planos emergenciais para evitar a superlotação e o alojamento inadequado de pacientes e acompanhantes nos corredores do hospital.
Segundo o MP-RO, o problema é antigo e a situação gera atrasos na avaliação e no tratamento dos pacientes, aumentando o tempo de internação e os riscos de complicações e mortalidade.
O MP-RO solicita na ação civil pública:
- Aumento na quantidade de leitos disponíveis;
- Organização do fluxo de atendimento.
De acordo com o MP-RO, se os problemas não forem solucionados, deverá ser realizada a transferência imediata de pacientes para outros hospitais da rede pública ou privada com leitos disponíveis.
Além disso, a saturação do sistema de saúde agrava, comprometendo sua sustentabilidade e o uso racional dos recursos.
Ao g1, o MP-RO informou que não existe um prazo definido para o cumprimento dos pedidos e que a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) não enviou resposta.
O g1 entrou em contato com o governo de Rondônia solicitando um posicionamento sobre o caso e até a última atualização desta matéria não obteve resposta.