Banner










Domingo, 21 de julho de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner



Campanha Junho Vermelho chama atenção para atrair mais doadores de sangue

- anúncio-
Banner

(Foto: Divulgação)

Para reforçar a importância de atrair mais doadores de sangue, o governo de Rondônia aderiu à campanha Junho Vermelho, cujo período remete ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 deste mês. Sob coordenação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Fhemeron), outras programações alusivas à data serão promovidas, a fim de enaltecer a conscientização nos 52 municípios.

Além da sensibilização das pessoas para o ato de doar, o Junho Vermelho também é uma forma de lembrar e agradecer centenas de cidadãos rondonienses que já realizam esse gesto no estado, com intuito de salvar vidas. Ao longo deste mês, a Fhemeron vai estar aberta para receber voluntários, e estarão sendo realizadas várias atividades de coleta em parceria com entidades religiosas, empresas, escolas privadas e órgãos públicos.

Segundo a gerente de captação da Fhemeron, Maria Luíza Pereira, ao aderir à campanha, a atração de novos voluntários se estende por todo ano. “Nesse período, vamos receber diversos públicos, desde igrejas até empresas que se solidarizam com o momento e incentivam seus integrantes a fazerem doações. Outra ação, que também tem sido satisfatória, ocorre quando levamos nossos técnicos às instituições que abrem suas portas para o atendimento in loco, o que também é gratificante para a Fundação”, comentou.

- Advertisement -
- Advertisement -

Durante todo o dia 14 de junho, data em que aparecem mais voluntários, todos os hemocentros do estado estarão abertos para receber novos doadores, além de esclarecer dúvidas pertinentes à comunidade. No total, as unidades estão instaladas em sete municípios, com horário de funcionamento das 8h às 18h. A população pode conferir o endereço de cada posto de atendimento no Portal do Governo de Rondônia.

- Advertisement -

O governador de Rondônia, Marcos Rocha aponta a relevância da iniciativa, que agrega às políticas públicas de direito ao acesso à saúde. “Ao aderirmos à mobilização, reforçamos junto à sociedade a importância da doação, de forma a incentivar mais voluntários a assumirem essa missão, além de lembrarmos a quem já é doador que mantenha esse gesto nos hemocentros do estado. O governo de Rondônia tem a honra de despertar essa manifestação humana para salvar vidas, e fazer com que os rondonienses reconheçam o quanto é grandiosa essa atitude na vida daqueles que dela necessitam.”

AÇÕES ITINERANTES

Ações itinerantes acontecem até o final do ano

Como parte das atividades alusivas à campanha, no mês de junho estão programadas diversas edições da ação “Fhemeron Itinerante”, que atua com um serviço mais amplo de coleta de sangue em municípios estratégicos das sete regiões do estado.

  • Urupá – 7 e 8/6;
  • Mirante da Serra – 14 e 15/6;
  • Alta Floresta d’Oeste – 21 e 22/6; e
  • Chupinguaia – 28 e 29/6.

Desde o início do ano, o governo de Rondônia vem desenvolvendo esses mutirões para atender às demandas relacionadas às transfusões que ocorrem nos hemocentros, reforçando a necessidade de adesão da população para evitar possíveis desabastecimentos nas instituições.

CAMPANHA

Data criada pela Assembleia Mundial da Saúde em 2005, 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue,  referenciando um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doarem gratuitamente. Com esse intuito nasceu a campanha de sensibilização Junho Vermelho, permitindo que as hemorredes distribuídas em todos os estados brasileiros intensifiquem ainda mais as mobilizações de coleta, principalmente para evitar que haja desabastecimento dos estoques, quando há muita procura pelo insumo de entidades afins no Estado.

 

Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça e Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

- Advertisement -

Banner


Banner

Veja também



Notícias relacionadas














z