Domingo, 19 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Domingo, 19 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





RO é Agro: ação parlamentar fortalece crescimento da cafeicultura em Cacoal




O café rondoniense tem obtido um lugar de relevância dentro da agricultura familiar. No quinto capítulo da série “Ro é Agro”, o destaque é a cidade de Cacoal que tem se notabilizado como referência na cafeicultura estadual.

 

Localizada na Linha 10, em Cacoal, a Associação Rural Aristides Fonseca tem sido contemplada com benefícios que contribuem com a vida do produtor rural. Até o momento já foram entregues: um secador de café, um tratorito e uma máquina para beneficiamento para a cultura do café, que atende 24 famílias associadas e 37 propriedades rurais.

- Advertisement -
- Advertisement -

A aquisição do maquinário foi assegurada por meio de emenda do deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), reforçando o emprego de novas tecnologias na lavoura, o que tem proporcionado ganhos de produtividade ao produtor rural da região.

- Advertisement -

Para o presidente da Associação Rural Aristides Fonseca, produtor rural Nilton dos Santos Pereira, mais conhecido como Baiano, o recurso tem contribuído com vida do homem do campo e com a expansão da cultura no município.

Essa emenda foi uma mão na roda, pois era grande a procura dos produtores por equipamentos para contribuir com o desenvolvimento da cultura cafeeira. O deputado Cirone Deiró colocou a nossa disposição e todo mundo tem feito sua safra, contando com a assistência técnica do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Emater (Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia)”, ressaltou.

 

Para Baiano, a cafeicultura rondoniense tem passado por transformações positivas. “Essa união de esforços valoriza a cultura do café, que é um produto precioso que está em alta no mercado. Na última safra tivemos uma produção de 2700 sacas que corresponde a 162 toneladas de café somente na nossa região”, afirmou.

Associação dos Produtores Rurais Desportiva Novo Horizonte (Aprunh), localizada na Linha 11, foi contemplada com 80 mil mudas de café, que serão colhidas a partir do próximo mês. “Hoje temos um Poder Legislativo como parceiro e que olha com carinho para a agricultura familiar. A cafeicultura tem desempenhado um papel fundamental em virtude de transformações positivas com a adoção de novas tecnologias de cultivo que beneficiam todos os produtores da região”, frisou o produtor rural Alexandre Ferreira Rosa.

 

RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL

 

O estado se prepara para receber, no período de 20 a 25 de maio, o Brasil e o mundo na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a feira do agronegócio rondoniense é realizada pelo Governo do Estado, e a cada edição apresenta evolução, chegando a alcançar mais de R$ 3,5 bilhões em movimentação econômica, em 2023, se consolidando como o maior segmento do agronegócio, do Norte do Brasil.

 

ALERO NA RONDÔNIA RURAL SHOW

 

A cidade de Ji-Paraná recebe, no próximo dia 23 de maio (quinta-feira), a sessão itinerante extraordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). A decisão foi confirmada no último dia 10 de abril (quarta-feira), por meio do Projeto de Resolução 577/2024, de autoria da Mesa Diretora, estabelecendo a transferência do Poder Legislativo durante a realização da 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional.

 

SÉRIE “RO É AGRO”

 

As matérias da série “RO é Agro” serão veiculadas no Portal da Alero, pelo canal da TV Assembleia, 7.2, e ainda pelo canal no YouTube. Os vídeos produzidos também serão disponibilizados no estande da Casa de Leis, durante a realização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional.

 

Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO
Fotos: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas