O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) reportou um aumento no nível do rio Madeira, aproximando-se perigosamente dos 15 metros em Porto Velho. O último boletim de monitoramento hidrológico revelou que, em 8 de março, o rio atingiu a marca de 14,56 metros, situando-se na cota de atenção, mas ainda dentro da normalidade para este período do ano.
Entretanto, a preocupação se estende a outras regiões, especialmente em Guajará-Mirim, onde o rio Madeira está atualmente “abaixo da faixa de normalidade”, marcando 9,32 metros na última sexta-feira (8). Além disso, em Ji-Paraná (RO), o rio Machado também se encontra abaixo da faixa considerada normal para o período, com 8,28 metros, após uma regressão de 22 centímetros até o dia 8 de março.
Segundo o SGB, as cotas do rio Madeira são estabelecidas em colaboração com as autoridades locais da Defesa Civil durante atividades de campo. Essas consideram as peculiaridades do rio e as comunidades afetadas por uma possível inundação. A cota de atenção, que indica a possibilidade moderada de inundação, está sendo monitorada de perto, pois o rio Madeira atinge a cota de alerta aos 15 metros e transborda após os 17 metros.
Portal SGC