Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





A importância das vitaminas no desenvolvimento infantil




Image by Freepik

Você sabia que as vitaminas são nutrientes essenciais para o desenvolvimento infantil? Isso porque as vitaminas são utilizadas em todas as reações do organismo dos pequenos, ou seja, são fundamentais para o bom funcionamento das células.

E é exatamente por esse motivo que as vitaminas são tão importantes para o desenvolvimento infantil, uma vez que elas atuam diretamente no bom desempenho das células.

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, preparamos um conteúdo explicando mais sobre as vitaminas essenciais na infância, bem como dicas de como saber se a suplementação alimentar é necessária.

- Advertisement -
- Advertisement -

É só conferir até o final do conteúdo!

- Advertisement -

Entendendo as vitaminas essenciais na infância

Para entender a importância das vitaminas no desenvolvimento infantil, é preciso entender mais sobre cada uma das vitaminas que são essenciais na infância. Isso porque, cada uma delas atua de uma maneira no organismo, cada uma com seus próprios benefícios.

Vitamina A – visão e imunidade

A vitamina A, encontrada em alimentos como cenouras e abóboras, são essenciais para o bom desenvolvimento da visão e da imunidade. Isso porque a Vitamina A é um dos componentes essenciais para a formação e manutenção da saúde da retina, responsável pela captação da luz.

Tamanha a importância da vitamina A que sua deficiência pode levar a cegueira noturna e outros problemas de visão. Além disso, bons níveis da vitamina ajudam a prevenir infecções oculares, como conjuntivite e ceratite.

Já na imunidade, a Vitamina A atua tanto no desenvolvimento do sistema imunológico quanto na criação de barreiras nas mucosas para prevenir infecções.

Vitamina C – sistema imunológico

A vitamina C é muito conhecida pela sua ação fortalecedora do sistema imunológico. Isso acontece principalmente porque a Vitamina C estimula a produção e a atividade dos glóbulos brancos, as células responsáveis pela defesa do organismo.

Além disso, a Vitamina C também acelera o processo de cicatrização de ferimentos, diminuindo a exposição a possíveis patógenos. 

Para garantir a ingestão diária necessária, os pequenos podem consumir frutas cítricas, como laranja, e até mesmo morangos e pimentões, outros alimentos ricos na vitamina. 

Vitamina D – desenvolvimento ósseo

A vitamina D é fundamental para o desenvolvimento ósseo na infância. Isso acontece porque a vitamina atua tanto na formação de novos ossos quanto no fortalecimento dos ossos já existentes. 

Além disso, é por meio de uma dieta balanceada de vitamina D que é possível aumentar a absorção do cálcio e do fósforo pelo organismo, que são componentes fundamentais para a formação óssea.

Para conseguir a dose diária necessária de Vitamina D, a melhor forma é tomar banhos de sol, uma vez que a própria pele sintetiza a Vitamina D. 

Vitamina E – ação antioxidante

A vitamina E tem forte ação antioxidante, que ajuda a proteger as células dos danos oxidativos e promove o bom funcionamento das mesmas. Além disso, a ação antioxidante da vitamina E ajuda a prevenir doenças como a anemia, diabetes e doenças cardíacas.

Alguns dos alimentos ricos em vitamina E são nozes e sementes, bem como óleos vegetais. 

Vitamina K – coagulação sanguínea

A vitamina K é um componente essencial na produção das proteínas responsáveis por formar os coágulos sanguíneos e parar sangramentos, que acontecem no fígado. Ou seja, a vitamina K é essencial para prevenir hemorragias, principalmente em recém-nascidos, que possuem naturalmente uma deficiência na vitamina causada pela imaturidade do sistema digestivo.

Quando a suplementação é necessária?

Agora você já sabe mais sobre como as vitaminas atuam no desenvolvimento infantil. Então deve ter percebido que é de grande importância que seus filhos tenham uma dieta balanceada de forma a ter acesso a todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Porém, nem sempre é possível fazer com que crianças tenham uma dieta muito variada, não é mesmo? Então nesses casos a suplementação com vitaminas infantis pode ser necessária.

Porém, não é só porque seu filho deixa de comer um alimento, que ele tem deficiência nutricional. Então, antes de consultar um especialista para identificar a necessidade de suplementação, você pode se atentar a alguns pontos, como:

  • Fadiga e fraqueza;
  • Problemas de pele;
  • Problemas de crescimento;
  • Problemas de visão;
  • Problemas imunológicos.

Dessa forma, vai ser muito mais fácil identificar se seus filhos precisam de suplementação para consultar um especialista para entender melhor as necessidades energéticas dos pequenos.

Então que tal consultar um especialista agora mesmo para entender mais sobre as vitaminas e as necessidades dos seus filhos?

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas