Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 27 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Revolução ovina em Colorado do Oeste: Emenda de Ezequiel Neiva impulsiona melhoria genética

- anúncio-

 

Iniciativa visa aprimorar a qualidade da carne ovina e fortalecer a economia rural com o apoio de matrizes da raça dorper.

Folha de Vilhena

A pecuária de Colorado do Oeste recebe um impulso significativo com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 110 mil, pelo deputado Ezequiel Neiva (União Brasil), à Associação dos Criadores de Colorado do Oeste (Ascol). O objetivo é promover uma revolução na qualidade genética dos ovinos da região, com a aquisição de 11 reprodutores e seis matrizes da valorizada raça dorper.

- Advertisement -
- Advertisement -

A ação, resultado de uma sinergia entre o poder legislativo e a expertise zootécnica, já é celebrada como um marco no desenvolvimento da ovinocultura estadual. Os animais, selecionados por sua adaptabilidade ao clima local e por suas características superiores de reprodução e produção de carne, encontram-se no Parque de Exposições Marcos Donadon. Eles estão sob cuidados intensivos, recebendo vacinas, medicamentos e os primeiros cuidados essenciais para que possam ser entregues em condições ideais aos produtores.

- Advertisement -

Para serem beneficiados pelo projeto, os criadores devem possuir um plantel mínimo de 50 matrizes, garantindo assim que os recursos sejam utilizados por aqueles que têm capacidade para influenciar positivamente a cadeia produtiva da carne ovina. As seis fêmeas puras da raça dorper têm a missão de reproduzir e multiplicar a genética avançada por todo o rebanho dos associados.

Ezequiel Neiva, cuja atuação tem sido fundamental para a viabilização do programa, reforça seu compromisso com o setor agropecuário. “Este é apenas o início de um caminho para elevarmos o padrão de nossos rebanhos e fortalecer nossa economia rural,” afirma o deputado. Enio Milani, zootecnista e presidente da Ascol, idealizador do projeto, destaca o apoio do deputado como um divisor de águas: “Graças a esta parceria, podemos vislumbrar um futuro onde a carne ovina de Rondônia será sinônimo de qualidade e sustentabilidade.”

O projeto não só promete melhorar a qualidade do rebanho local, mas também fortalecer o mercado de carne ovina, uma alternativa econômica valiosa para o pequeno produtor e uma iguaria apreciada por consumidores exigentes. Ao investir na genética dorper, conhecida internacionalmente por sua robustez e rendimento, Colorado do Oeste dá um passo certo para se tornar referência na produção ovina.

O sucesso desta iniciativa pode pavimentar o caminho para futuras melhorias genéticas em outras áreas da pecuária regional, promovendo a inovação e a prosperidade no campo rondoniense.

Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas