Popularidade dos nomes é a mesma no restante do país: ao todo, mais 25 mil bebês receberam o nome de Miguel no país em 2023 e mais de 23 mil foram nomeadas como Helena.
Miguel e Helena formam o ranking dos nomes mais registrados durante 2023 em cartórios de Rondônia. Este é o segundo ano consecutivo que os nomes lideram os registros no estado (veja os dez primeiros no gráfico abaixo).
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (18) pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
A dupla de nomes é bem conhecida no estado de Rondônia. Miguel mais ainda: ele lidera o ranking por quatro anos seguidos. A popularidade do nome é a mesma no restante do país: ao todo, mais 25 mil bebês receberam o nome de Miguel no país em 2023.
Segundo a Arpen, os critérios para escolha dos nomes são: curtos, bíblicos e originais. A escolha dos pais depende também dos nomes que os influenciadores digitais colocam em seus filhos.
Em Rondônia, segundo dados do Portal de Transparência do Registro Civil:
- ?? Foram registrados 23.066 nascimentos em Rondônia durante o ano de 2023.
- ? A cidade com mais registros é Porto Velho, onde nasceram 7.248 crianças.
Curiosidades sobre os registros feitos em Rondônia
- ???? No ranking dos 10 nomes mais registrados, os masculinas aparecem mais que os femininos
- ??É o quarto ano consecutivo em que o nome Miguel é o mais popular.
- ??É a primeira vez, em três anos, que o nome “Noah” aparece no Top 10 dos nomes masculinos.
Nomes femininos mais registrados
- Helena
- Cecilia
- Laura
- Alice
- Maria Alice
- Maria Cecilia
- Heloisa
- Antonella
- Maite
- Aurora
Nomes masculinos mais registrados
- Miguel
- Heitor
- Arthur
- Gael
- Davi
- Theo
- Ravi
- Samuel
- Anthony
- Noah
Como trocar o nome?
A legislação brasieiro permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias depois do primeiro registro. (Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.)
Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do nome do registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo, de haver intervenção da Justiça ou de fazer o processo no mesmo cartório do registro original.
Por G1/RO