Domingo, 19 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Domingo, 19 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Divisão de Endemias lança projeto “Cidadãos Guardiões” para prevenção contra arboviroses em Vilhena




Iniciativa conta com cinco premiações para alunos das redes de ensino municipal, estadual e privado

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do setor de Divisão de Endemias da Vigilância em Saúde, deu início ao projeto de mobilização social “Cidadãos Guardiões” em Vilhena. Essa iniciativa une a comunidade em geral, instituições educacionais, órgãos públicos e privados em uma série de atividades com o objetivo de reduzir a incidência de arboviroses no município.

- Advertisement -
- Advertisement -

As Arboviroses são doenças provocadas por vírus, transmitidas, principalmente, por mosquitos. No ambiente urbano, as mais comuns são Dengue, Chikungunya e Zika, propagadas pelo Aedes Aegypti. Segundo Paulo Cremasco, técnico em Saúde Pública e responsável pelo projeto, o número dessas doenças tem aumentado consideravelmente em Vilhena nos últimos anos, resultando em uma crescente demanda por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e um acréscimo nas internações na rede hospitalar.

- Advertisement -

“Por meio das atividades propostas neste projeto, buscamos conscientizar a comunidade sobre a relevância de sua participação ativa no controle e combate ao vetor. Nossa meta é abranger 80% dos imóveis, reduzindo os focos e criadouros dos mosquitos, o número de casos confirmados e as internações no município”, ressaltou Paulo.

O projeto “Cidadãos Guardiões” acontece até o dia 17 de novembro e abrangerá diversas iniciativas, como visitas domiciliares conduzidas pela Divisão de Endemias e seus parceiros, capacitações, atividades nas instituições de ensino, vistorias em estabelecimentos públicos e privados. Além disso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) ficará responsável por promover a limpeza de terrenos públicos, praças e edifícios governamentais.

Nas escolas, a iniciativa envolverá alunos das redes de ensino municipal, estadual e privado. Eles realizarão visitas domiciliares em residências, estabelecimentos comerciais, praças, terrenos baldios e outras áreas, com a tarefa de documentar os criadouros encontrados por meio de fotografias ou vídeo, além de registrar as medidas tomadas para solucionar e eliminar tais problemas. Como forma de incentivo, os cinco trabalhos mais relevantes para a saúde pública do município, conforme os critérios estabelecidos pela comissão organizadora, serão premiados com uma poupança no valor de R$ 500 reais cada, destinados pela cooperativa Sicoob Credisul.

Semcom

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas