A partir do dia 7 de Novembro, o Vice-Consulado da Itália em Porto Velho com competência nos Estados de Rondônia e Acre terá, em doação, os equipamentos necessários para efetuar a coleta dos dados biométricos/digitais para a emissão do passaporte Italiano.
O Vice-Consulado de Porto Velho faz parte da rede consular honorária do Consulado Geral de São Paulo, e depois da última visita ao Estado do Cônsul Geral, Domenico Fornara, e tendo em vista a grande distância entre Estados de Rondônia e Acre do Consulado Geral em São Paulo, o Diplomata pleiteou junto ao Ministério Italiano das Relações e Cooperação Internacional ( Farnesina) a instalação de dito equipamento. Após todos os trâmites burocráticos e a expedição, por parte do Ministério Italiano do Decreto desta nova função, o Vice-Consulado Italiano em Porto Velho realizará este serviço à população Italiana e ítalo-brasileira que tenha residência nos Estados de Rondônia e Acre, com agendamento mensal e de forma permanente.
“Esta é uma grande conquista para os cidadãos Italianos residentes no Norte da Amazônia Ocidental, e um avanço muito grande no reconhecimento do Estado de Rondônia como parceiro importante da Itália no âmbito internacional. Um agradecimento especial ao Cônsul Geral, Domenico Fornara, pela sensibilidade e o carinho à comunidade italiana Rondoniense e Acreana” .
Assim se manifestou o Vice-Cônsul de Porto Velho, Claudio Guastella, acerca da nova Conquista.
O Vice-Consulado Italiano em Porto Velho tem sua sede institucional no tradicional bairro Caiari da nossa capital, à rua Duque de Caxias, 590, em uma casa restaurada para a ocasião, preservando todas as caraterísticas da construção originária. O local foi inaugurado em 2018 e desde a sua instalação cumpre um papel fundamental nas relações entre a Itália e os Estados de Rondônia e Acre.
Assessoria