O governador Marcos Rocha destacou a expectativa de que o 4ª Festival Internacional do Tambaqui, realizado em São Paulo, na segunda-feira (23), se converta em bons negócios para a piscicultura rondoniense. O jantar de negócios atraiu as autoridades, imprensa local, e empresários, inclusive do segmento de restaurantes e teve como objetivo fazer com que o tambaqui esteja cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, para assim oferecer proteína de qualidade para o mercado consumidor, e com as vendas possa melhorar a economia e qualidade de vida da população rondoniense.
‘‘Rondônia é líder na produção desse peixe no Brasil, segundo o Anuário da Piscicultura da Associação Brasileira da Piscicultura – PEIXE BR, e estamos por meio dos festivais, divulgando o nosso tambaqui como fonte de proteína saborosa e nutritiva para a população mundial. Além disso, a produção de tambaqui é uma cadeia produtiva importante para a economia de Rondônia, e fortalecê-la, ajuda na geração de empregos e melhoria do bem-estar social’’, afirma Marcos Rocha.
O governador Marcos Rocha demonstrou durante o jantar de negócios, onde foram servidos pratos exclusivos preparados com o tambaqui, o quanto o peixe possui qualidades atrativas para os consumidores, pois é considerado um peixe com carne macia, saborosa e que combina com vários temperos. Além de ser indicado por nutricionistas como fonte de proteína, minerais, ômega 3 e ser um antioxidante natural.
Inclusive, a costelinha do tambaqui de Rondônia já foi premiada, este ano, em Boston, nos Estados Unidos, como melhor produto de Foodservice, na Seafood Expo NorthAmerica, maior feira de pescados da América do Norte, e deixou para traz mais de 70 outros produtos de diversas partes do mundo que estavam na competição.
PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
Além disso, a produção do tambaqui em Rondônia se dá de forma sustentável, por meio de tanques, e abrange cerca de 17 mil hectares de espelho d’água e conta com mais de 4 mil produtores cadastrados.
O Governo de Rondônia tem impulsionado a piscicultura por meio de três laboratórios móveis do Programa Peixe Saudável, com realização de assessoramento técnico, boas práticas de manejo; serviço de análise da qualidade da água; acompanhamento do custo de produção com foco na eficiência e prevenção de doenças.
O estado tem abundância desse peixe. Rondônia recebeu, este ano, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Inpi o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na categoria “Indicação de Procedência”, para a produção de Tambaqui, ou seja, o Tambaqui é de Rondônia.
DIVULGAÇÃO
Além de São Paulo, o festival também já foi realizado esse mês nos municípios rondonienses, e alcançará o público internacional na próxima quinta-feira (26), quando será realizado em Miami.
O evento é realizado pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e em parceria com a Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – Acripar.
Além de contar com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae, e a Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui – Abratan.
Assessoria