Na noite desta segunda-feira, 09 de outubro, foi realizado a 30° sessão ordinária na Câmara municipal de Cerejeiras, onde esteve presente centenas de cidadãos, fazendo panelaço e manifestando com apitos e cartões vermelho.
Além de utilizarem o nariz de palhaço como forma de simbolizar que o poder legislativo está fazendo a população de palhaço, com o aumento abusivo do IPTU, e não tendo até o momento uma solução viável.
Na ocasião, estava pautado para votação o Projeto de Lei n° 014, de autoria do vereador Valdecir Sapata Jordão, que tinha a finalidade de anular as Leis n. 3318 e 3319, porém o mesmo pediu para que fosse retirado de pauta.
A pressão de 8 vereadores fez com que fossem retirado esses requerimentos para que fosse pautado uma “armadilha” contra a população por parte da prefeitura em conluio com a Câmara Municipal ter colocado em pauta o Projeto de Lei n° 119/23, que tem o objetivo de alterar os descontos referente aos anos 2024 e 2025.
Ademais, também foi retirado de pauta o requerimento n° 143, que tinha a finalidade de anular a sessão em que foi aprovado as leis n° 3318 e 3319 referente ao ajuste do IPTU, uma vez que a votação foi feita a portas fechadas, infringindo o próprio regimento interno da Câmara Municipal .
A população quer a derrubada da sessão porque foi feita na calada da noite e não deram a devida publicidade ao processo legal. E isso gera crime de vicio legislativo sem contar que aprovaram o décimo terceiro para os vereadores e a prefeita.
Isso é um absurdo. É o maior fiasco da história de Cerejeiras. Queremos uma providência do Ministério Público.
Coordenador Leandro Vieira