Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Câmara de Vereadores de Vilhena promove evento sobre o Outubro Rosa


Banner


A Câmara de Vereadores de Vilhena realizou, na manhã desta quarta-feira (4), evento sobre o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. A bancada feminina da Câmara, composta pelas parlamentares Clérida Alves, Nica Cabo João, e Prof.ª Vivian Repessold, homenageou todas as mulheres que lutam contra a doença.

- Advertisement -
- Advertisement -

A enfermeira e coordenadora do curso de enfermagem da Uninassau, Vanessa Souza, falou da importância do diagnóstico ainda na fase inicial. “Quando detectado precocemente pode salvar, sim! Agradeço imensamente ao Hospital do Amor e a todo o sistema aqui de Rondônia. Inclusive toda a parte de acolhimento, que serve de motivação para que as pacientes continuem o tratamento. Prestem muita atenção, porque pode ser vocês, a mãe, a avó, as filhas. Então é preciso muito cuidado”, frisou.

- Advertisement -

A enfermeira e representante do núcleo de saúde da Fimca, Jaquelline Monte Stevanato, parabenizou a iniciativa de luta pela saúde da mulher através da prevenção ao câncer de mama. “Apesar de ter suas fragilidades, o SUS oferece ações desde a prevenção, consultas, a realização de exames de diagnóstico e tratamento”, enfatizou.

A psicóloga Daniele Naconechny, representante do Hospital do Amor, falou sobre a importância de ter atenção aos sinais do corpo e o papel da psicoterapia no tratamento do câncer. Já a representante dos agentes comunitárias de saúde, Carolina Santos da Conceição, lembrou que a conscientização começa com o trabalho dos agentes comunitários, que levam a informação de casa em casa.

Mulheres acima de 40 anos devem realizar o exame de mamografia anualmente. Mas caso haja histórico de câncer na família, esse acompanhamento deve começar 10 anos antes. Por isso é necessário prestar atenção a qualquer alteração suspeita nas mamas, através do autoexame, e diante de um nódulo ou área anormal detectada, é importante buscar o atendimento médico. No caso de diagnóstico positivo, quanto mais cedo descoberto maiores são as chances de cura.

Para mais informações sobre os projetos desta Casa, acesse o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl).

Para assistir as sessões na íntegra, acesse a página da Câmara de Vereadores no Youtube

Assessoria

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z