A segunda maior festa folclórica da Região Norte, conhecida pela tradicional modalidade de bumbás, está de volta ao calendário cultural de Rondônia. Após uma interrupção de cinco anos, o Festival Folclórico de Guajará-Mirim promete ser um evento memorável, agendado para os dias 13, 14 e 15 de outubro de 2023.
O Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Semcet), Ricardo Lira Maia, popularmente conhecido como “Ricardinho Tô na Night”, anunciou que o retorno do festival será marcado por apresentações de alto nível. Estão confirmadas as presenças dos levantadores de toadas oficiais dos bois Garantido e Caprichoso, Sebastião Junior e Patrick Oliveira, respectivamente.
Nova Geração de Músicos dos Bumbás
Os artistas convidados fazem parte da nova geração de músicos dos bumbás e estão prontos para reviver ritmos que marcaram a história desses bois icônicos. “Eles são um sopro de novidade e tradição ao mesmo tempo, prometendo um espetáculo que alçará a festa de Parintins para todo o Brasil”, afirmou o secretário.
Patrick Oliveira, levantador de toadas do boi Caprichoso, enviou uma mensagem animada aos fãs: “Alô minha nação azul e branca de Guajará-Mirim, pessoal do boi Flor do Campo. Eu estarei no dia 13 de outubro, na abertura do festival folclórico cantando as melhores toadas do festival de Parintins”.
Presenças Confirmadas e Homenagens
Além dos cantores, outras figuras icônicas do folclore brasileiro estarão presentes. Adriano Paquetá, pajé do boi Garantido, que este ano representou o grande cacique Raoni Meturike do povo Kaiapó, e Cleise Simas, rainha do folclore do boi Caprichoso, são presenças confirmadas.
Esforços Conjuntos para a Retomada Cultural
O retorno do festival é fruto de esforços da Prefeitura de Guajará-Mirim, por meio da Semcet, em parceria com o governo estadual de Rondônia. A retomada do evento representa não apenas um marco na cultura local, mas também promete ser um catalisador para o turismo e o desenvolvimento da região.
Em um momento em que a cultura e as tradições locais precisam de visibilidade e apoio, o retorno do Festival Folclórico de Guajará-Mirim serve como um exemplo brilhante da rica tapeçaria cultural que compõe o Brasil. O evento tem tudo para ser um sucesso retumbante, tanto em termos de participação pública quanto de significado cultural.
Com informações do O Mamoré