A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron já disponibilizou o link para que o produtor rural faça, online, o cadastro das propriedades em que será feito o plantio de soja. O prazo vai até 15 de dezembro.
O Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa publicou a Portaria nº 886, alterando o calendário de semeadura da soja para a safra 2023/2024, nos estados de Rondônia, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na sexta-feira (15/09).
PLANTIO
Em Rondônia, atendendo solicitação dos próprios produtores de soja, no sentido de estabelecer um período único de 100 dias para o Estado, em vez de períodos diferenciados para duas diferentes regiões como estava estabelecido anteriormente, na Portaria 840, o novo período de semeadura ficou de 11 de setembro a 20 de dezembro deste ano.
“Não existem mais Região I e Região II. O agricultor que quiser cultivar a soja, em qualquer que seja a localidade de Rondônia, já pode semear”, destacou o presidente da Agência Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres.
Para o Governador Marcos Rocha, a expectativa é que, na safra 2023/24, a produção de grãos repita o bom desempenho registrado na safra anterior, quando Rondônia bateu recorde, ultrapassando a marca de 3,7 milhões de toneladas.
“O produtor rural, alinhado às diretrizes do Mapa e da Idaron, tem cumprido à risca as normas estabelecidas para prevenção de pragas na lavoura e o resultado não podia ser outro, sucesso na colheita”, destacou.
Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Ésio Mendes e Dhiony Costa e Silva
Secom – Governo de Rondônia