Projeto “Saúde para Todos” fortalece oferta de procedimentos e exames em Vilhena
No último sábado, 19, em Vilhena, teve início o programa “Saúde Para Todos – Compartilhando Saúde”, o qual viabilizará a realização de mais de 200 tipos de procedimentos nas áreas de urologia, neurologia, ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, obstetrícia e oftalmologia. Essa ação será conciliada com o projeto “Compartilhando Saúde”.
O projeto Compartilhando Saúde, lançado pelo Governo do Estado, busca a descentralização dos serviços através do fortalecimento dos municípios por meio da transferência de recursos, proporcionando autonomia para a execução das ações de saúde, a fim de suprir a demanda das filas de regulação de exames e procedimentos.
O lançamento do programa ocorreu no sábado, 19, no Centro Especializado em Reabilitação (CER). O secretário municipal de Saúde, Wagner Borges, destaca que o foco é ampliar o acesso ao diagnóstico e aos procedimentos, tendo em vista a crescente fila de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. Para atingir esse objetivo, a equipe médica será reforçada com profissionais de diversos Estados, a fim de aumentar a capacidade de realização de procedimentos diários.
No período de 19 a 28 de agosto, serão realizados os atendimentos oftalmológicos. Os pacientes passarão por consultas e exames pré-operatórios no CER e, posteriormente, serão referenciados ao Hospital Regional, onde as cirurgias serão realizadas. A ação beneficiará os pacientes de Vilhena e também do município de Corumbiara, totalizando 600 procedimentos, sendo 400 cirurgias de catarata e 200 de pterígio.
Além disso, a partir de 27 de agosto, está prevista uma intensificação nos procedimentos cirúrgicos gerais, de ginecologia e de ortopedia, com uma projeção de 800 procedimentos mensais.
Entre os dias 17 a 23 de setembro, serão realizados aproximadamente 100 exames de endoscopia diariamente, totalizando 700 exames semanais. Por fim, de 17 de setembro a 9 de outubro, serão ofertados 120 exames de ultrassonografia por dia. Durante esse período, a previsão é de que sejam realizados 2.400 exames.
Mais informações sobre a Saúde podem ser obtidas pelo telefone ou WhatsApp da Semus no número (69) 3322-2945.
Semcom