Desde janeiro, um total de 18 crianças foram atendidas e beneficiadas com a ação
A implantação do Centro de Referência de Imunobiológicas Especiais (Crie) em Vilhena representou um avanço significativo no acesso aos cuidados de saúde para as crianças do município e da região do Cone Sul do Estado. Anteriormente, os pacientes precisavam se deslocar até Cacoal ou Porto Velho para receberem a aplicação do medicamento Palivizumabe, que protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
O VSR é uma das principais causas de infecções em crianças com menos de 2 anos de idade, e sua transmissibilidade é mais alta durante o período sazonal da região, que ocorre entre janeiro e junho.
De acordo com a coordenadora da unidade, Suely Aparecida, desde o início do ano, um total de 18 crianças foram beneficiadas pelos serviços do Crie. Como forma de marcar o encerramento dessa fase, a equipe organizou uma Festa Junina no dia 28 de junho, na qual as crianças e suas famílias puderam celebrar o sucesso dessa conquista para Vilhena e região.
“Durante as consultas, estabelecemos um contato direto e próximo com as famílias, o que nos permitiu conhecer de perto as dificuldades enfrentadas por cada criança e seus pais para se deslocarem a outros municípios. Por isso, ficamos extremamente satisfeitos ao saber que, a partir de agora, essas pessoas não precisarão mais viajar para receber seus medicamentos”, afirmou Suely.
Para aqueles que necessitam receber a dose do medicamento, o Crie continuará aceitando encaminhamentos médicos de crianças que atendam aos critérios de inclusão para o Palivizumabe, garantindo que elas possam receber essa prevenção durante o próximo período sazonal.
O Crie está localizado nos fundos do Hospital Regional de Vilhena, ao lado do Instituto do Rim de Rondônia (IRR). Além do Palivizumabe, ele também oferece atendimento para solicitações médicas de vacinas especiais e encaminhamentos relacionados a reações adversas graves que requerem a substituição de imunobiológicos especiais.
Semcom