Segundo a administração do aeroporto, o reconhecimento é fruto de uma série de medidas sustentáveis.
O Aeroporto de Porto Velho foi eleito como o mais sustentáveis do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio do Programa Aeroportos Sustentáveis, na categoria até um milhão de passageiros. A posição de 1º lugar é compartilhada com o Aeroporto de Boa Vista.
Segundo a administração do aeroporto, o reconhecimento é fruto de uma série de medidas, entre elas: a implementação de um Programa Interno de Educação Ambiental, parcerias com universidades federais para pesquisa e a automação de energia elétrica.
Medidas sustentáveis
A VINCI Airports, empresa responsável pelo aeroporto de Porto Velho, afirmou que também foram adotadas outras medidas que tiveram como objetivo preservar o ecossistema da Amazônia (veja abaixo).
- Redução do consumo de água, com torneiras e vasos sanitários com temporizador.
- Gestão de resíduos, como coleta seletiva, substituição de documentos impressos por digitais e aquisição de coletores de lixo.
- Redução das emissões de carbono e gerenciamento do ruído das aeronaves.
Quais foram os critérios de avaliação?
De acordo com a Anac, a escolha dos vencedores foi baseada em critérios globais de gestão ambiental aeroportuária, incluindo iniciativas de redução de poluentes, uso eficiente dos recursos hídricos, coleta seletiva e redução do ruído das aeronaves.
Foi utilizada uma metodologia para atribuição de valores aos critérios do programa de acordo com a sua importância em relação aos demais. Participaram da pesquisa 53 aeroportos brasileiros.
O cálculo da pontuação total dos participantes é utilizada para fins de classificação, sendo:
- Primeira Classe – Aeroportos que obtiverem pontuação final igual ou maior do que a média simples da sua categoria.
- Classe Executiva – Aeroportos que obtiverem pontuação final menor do que a média simples da sua categoria.
Por: G1/RO