Com o objetivo de promover a formação continuada de técnicos de diferentes instituições para atuarem na efetivação e no desenvolvimento do manejo de controle do pirarucu em unidades de conservação, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, promoveu uma capacitação com o tema Organização técnica para implementação e atuação no manejo de controle e erradicação do Pirarucu em unidades de conservação. A formação foi realizada, na terça-feira (4) e organizada pela Coordenadoria de Unidades de Conservação – CUC. As ações voltadas ao manejo de controle do pirarucu nas Unidades de Conservação Estaduais acontecem no mês de julho e se estendem até o final do ano.
A capacitação apresentou informações relevantes para que as providências adequadas sejam tomadas na implementação do manejo do Pirarucu em unidades de conservação e atendeu técnicos do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero e técnicos da Sedam.
O Secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, avaliou como positiva a realização da capacitação. “Além de promover o controle dos animais que na condição de invasores provocam desequilíbrio ambiental, o projeto gera renda direta para as comunidades tradicionais envolvidas. Acompanhei o projeto desde quando ele era apenas uma ideia, e hoje, com o sucesso das experiências em 2022, pretendemos expandir o projeto para pelo menos três áreas de nossa competência, sendo elas, as Reserva Extrativista do Rio Cautário, Pedras Negras e Pacaás Novos”, destacou.
Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Raniere Garcez
Secom – Governo de Rondônia