O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota), participou nesta semana de um encontro colaborativo para a elaboração de uma carta de intenções para reforçar a parceria entre Brasil e Finlândia no desenvolvimento de projetos relacionados à conectividade. O parlamentar foi um dos convidados do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para integrar uma força-tarefa nacional juntamente com a equipe da Business Finland, em Helsinque.
O encontro serviu para que seja criado um plano de trabalho de médio a longo prazo que possa dar enfoque as necessidades de desenvolvimento social e econômico do Brasil assim como de Rondônia, com o objetivo de executar potenciais projetos e iniciativas que devem seguir os eixos da conectividade; do governo digital e inclusão digital; segurança pública; e tecnologia 5G.
“Tenho preocupação com a conectividade do nosso povo com o mundo e precisamos atrair projetos e trabalhos que promovam uma integração digital em nosso estado. Além disso precisamos criar novos mecanismos por meio da nossa educação para que nossas crianças e adolescentes possam garantir o acesso a conteúdos que possam auxiliar no processo de aprendizagem”, destacou Marcelo Cruz.
Um dos pontos destacados pelo deputado estadual Marcelo Cruz trata-se da inclusão digital com o foco de desenvolver a conectividade, compartilhar boas práticas com foco prioritário em áreas como saúde, segurança e educação. “Ainda sofremos em Rondônia com o isolamento digital em vários pontos do estado. Precisamos avançar e termos uma internet de qualidade igual aos serviços que são prestados em grandes centros do nosso país. Me preocupo com os distritos e as comunidades que sequer tem a perspectiva de ter telefone móvel ou mesmo internet. Temos que fazer com que essa tecnologia possa chegar junto ao nosso povo na era da digitalização e da informação”, acrescentou.
Como um exemplo de utilização do 5G em diversas verticais, o Brasil terá uma grande contribuição com o eixo voltado para a discussão sobre a tecnologia da quinta geração de redes móveis. “Era necessária essa vinda a Finlândia para apresentarmos o posicionamento de Rondônia para que possamos buscar alternativas e parcerias para levar a conectividade aos rondonienses. Estamos em busca de novos mecanismos a serem ampliados em nosso estado assim como analisar as experiências legislativas, regulamentações estaduais além do financiamento público de pesquisa e inovação na área digital em prol da nossa população”, encerrou Marcelo Cruz.
Business Finland
A Business Finland é uma organização governamental finlandesa para o financiamento da inovação e promoção do comércio, viagens e investimentos. Além disso, promove o desenvolvimento econômico que não depende de investimentos do governo, mas sim de investidores internacionais, a partir da criação de projetos atraentes para investidores internacionais.
Texto: Alexandre Almeida I Secom Alero
Foto: Assessoria parlamentar