Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Cláudia de Jesus enfatiza retomada do “Mais Médicos” para a saúde de Rondônia




Primeiras vagas para o estado contemplam 7 cidades.

Rondônia terá mais 78 médicos disponíveis para atender a população com a retomada do programa “Mais Médicos” do governo federal até o fim deste ano. No primeiro edital foram oferecidas 40 vagas: 15 para Porto Velho, 8 Ji-Paraná, 4 Guajará-Mirim, 4 Jaru, 3 Ariquemes, 3 Buritis, 3 Campo Novo de Rondônia.

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) comemorou a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Com a chegada desses profissionais, teremos a oportunidade de melhorar o atendimento médico e garantir um acesso mais igualitário e eficiente às comunidades mais pobres, nos distritos, nas unidades de saúde, aos que mais necessitam”, destacou.

A estimativa é que aproximadamente 96 milhões de brasileiros tenham a garantia do acesso ao atendimento médico na atenção primária, que é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). As bolsas para cada profissional são de cerca de R$ 12,8 mil, acrescidas de ajuda de custo de moradia. A meta é abrir 15 mil vagas até o fim do ano.

- Advertisement -
- Advertisement -

Criado durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, o “Programa Mais Médicos” tem como objetivo principal democratizar o acesso à saúde, principalmente em regiões periféricas e municípios com infraestrutura limitada. A distribuição das vagas leva em consideração critérios como situação de vulnerabilidade social, dependência do SUS e o índice de dificuldade na contratação de profissionais. O investimento do governo federal é de R$ 712 milhões em 2023.

- Advertisement -

Texto: Cristiane Abreu e Francisco Costa/Assessoria parlamentar
Foto: Fabrícia Lopes/Assessoria Parlamentar

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas