Na noite da quinta-feira, 15, a Associação Agente Mirim realizou a formatura da VII Turma de Policiais Militares Mirins Músicos, em que 14 novos músicos passam a compor a Banda Agente Mirim, em Vilhena.
Familiares, autoridades civis e militares estiveram presentes no evento, entre eles o Comandante Regional de Policiamento III, tenente-coronel PM Diego Batista Carvalho.
Formatura
O nome escolhido para homenagear a sétima turma de Agentes Mirins Músicos foi “Sargento Damasceno”, como forma de gratidão ao militar voluntário, atualmente na reserva remunerada e vereador municipal, que dedica grande parte do seu tempo em ações aos Agentes Mirins. O sargento Damasceno recebeu diversas homenagens e uma lembrança como sinal de reconhecimento pelos excelentes trabalhos prestados à Associação.
Os maestros e regentes voluntários da Banda Agente Mirim 1º sargento PM Elias Júlio da Silva Filho – militar lotado no 3º Batalhão de Polícia Militar e Edimar Paixão – veterano da banda – realizaram concerto com os jovens músicos.
Entre as músicas apresentadas, foram tocados o dobrado Janjão, o tema de Game Of Trhones, Êxodus, Arrival to Earth e Final Countdown. Ao final ainda foi realizada uma seleção com as músicas da banda Roupa Nova, que arrancou aplausos calorosos do público presente.
No evento, as autoridades discursaram e foram entregues Certificados de Conclusão do Curso Básico em Música aos formandos e apresentado um vídeo que resumiu a rotina dos jovens músicos no decorrer do ano de 2023.
“Agradecemos àqueles que nos apoiam e nos incentivam, alguns em especial, como o juiz Adriano Lima Toldo; ao prefeito municipal de Vilhena, delegado Flori; a SEMAS; o CMDCA; a cooperativa SICOOB; a nossa gloriosa Polícia Militar, por intermédio do Comandante Regional de Policiamento, tenente-coronel PM Carvalho; o tenente-coronel PM Helberth Aldimas Soares Ferreira, Comandante do 3º BPM; ao vereador sargento Damasceno, ao sargento Câmara e a todos os pais e demais familiares que têm acompanhado e entendido a grandeza deste projeto, bem como das quantas vidas podem ser mudadas por meio da música”, ressaltou o maestro 1º sargento Júlio.
O Comando do 3º BPM, além de ceder policiais para este trabalho, sempre dispõe de micro-ônibus para o transporte dos Agentes Mirins em apresentações fora da cidade.
Histórico da Banda
Idealizado pelo hoje tenente-coronel PM Cícero Rodrigues da Silva, na época Comandante da 1ª Companhia Policiamento Ostensivo /3ºBPM e hoje Coordenador Adjunto de Atividades Sociais da PMRO, o projeto Banda Agente Mirim nasceu no ano de 2014, pois o tenente-coronel PM R. Silva tinha o sonho de formar uma Banda Mirim com adolescentes que pudessem entoar canções militares e hinos nacionais nas formaturas do 3º BPM, bem como atender outras demandas onde se buscasse civismo e patriotismo, foi então que surgiu a parceria entre a Associação Agente Mirim de Vilhena e o 3º Batalhão de Polícia Militar.
No ano de 2014, mais especificamente em fevereiro, o 2º sargento PM Júlio foi transferido da cidade de Cerejeiras para Vilhena, e então, o tenente-coronel PM R. Silva descobriu que policial militar possuía certo conhecimento no campo da música e o convidou para juntos darem início ao projeto, tendo as primeiras aulas se iniciado em maio de 2014. Desde o início da Banda até o presente ano a Associação Agente Mirim, formou um total de 80 músicos.
A Banda se faz presente nas formaturas militares da Polícia Militar Mirim, bem como do 3º BPM, além de atender outros convites das demais instituições, dentro e fora da cidade de Vilhena, inclusive tendo alcançado o 1º Lugar no Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras no distrito de Jaci-Paraná, no ano de 2016 e o 2º Lugar no Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras na cidade de Rolim de Moura, no ano de 2018.
Texto: Cabo PM Belli
Fotos: P5 do 3º BPM