Na manhã desta quarta-feira (28), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da 1ª Delegacia de Buritis/RO, deflagrou a operação CiberCrime em combate a criminosos que utilizavam perfis difamar, injuriar e caluniar vítimas (pessoas físicas e jurídicas) no município de Buritis e região.
Segundo as investigações, alguns perfis exigiam o pagamento de valores para não divulgar fofocas (supostos casos extraconjugais), assédios a funcionários (contra empresas) ocasião em que os proprietários se viam obrigados a pagar os valores para não sofrer prejuízo moral e, consequentemente, financeiro.
Os investigados contabilizaram mais de 30 (trinta) ocorrências policiais registradas nos anos de 2022 e 2023, além de inúmeros outros casos subnotificados.
O inquérito apurou que os perfis também divulgaram informações falsas em relação a ataques em escolas, o que gerou pânico à população local no mês de abril deste ano.
A ação policial visou cumprir cumpriu 5 (cinco) mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos.
Os delegados Niki Locateli e Leomar Gonçalves presidiram as investigações e ressaltaram a extremamente complexa da ação por se tratar de crime cibernético envolvendo inúmeros perfis com dados falsos e ocultos, o que demandou intenso trabalho de inteligência.
Essa é a primeira fase da operação que terá prosseguimento após a análise do material apreendido.
Na mesma oportunidade a Delegacia Especializada em Repressão aos crimes contra o patrimônio – DERF de Ariquemes está cumprindo 05 (cinco) mandados de prisão e um de busca e apreensão pertinentes a crime de roubo com restrição de liberdade das vítimas que ocorreu em Buritis, totalizando o cumprimento de 11 medidas cautelares na operação.
Assessoria da Polícia Civil