Domingo, 19 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Domingo, 19 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Energisa investe na construção e ampliação de 34 subestações em quatro anos




Obras contribuem para o desenvolvimento da economia no estado

A Energisa não para de trabalhar para ampliar a oferta de energia limpa e de qualidade e promover a integração de municípios e distritos do estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Em quatro anos de atuação da concessionária em Rondônia foram construídas 34 novas subestações e foram ampliadas mais de 27 linhas de transmissão, totalizando aproximadamente 900 km, em todas as regiões do estado onde atua. O investimento traz para o sistema elétrico muito mais confiabilidade e o aumento da oferta de energia para toda a população, além de empregar mais de 3 mil funcionários para execução dos trabalhos.

- Advertisement -
- Advertisement -

A instalação das subestações possibilita a chegada de novas empresas e indústrias e contribui para o desenvolvimento da economia. ‘’Quando há uma maior disponibilidade de energia elétrica, as empresas podem adquirir novos maquinários, contratar mais equipes e valorizar a região onde atuam’’, afirma Alfredo João de Brito, gerente de construção e manutenção da transmissão em Rondônia.

- Advertisement -

A capacidade energética de apenas quatro dessas subestações, a exemplo dos sistemas dos distritos de Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia é de 25 MVA, o equivalente ao consumo mensal de 100 mil casas populares. A capacidade total de todas as unidades SEs equivale a 1,86 GVA.

‘’ A energização das subestações é de extrema importância para o processo de descarbonização. Rondônia lidera a iniciativa de eliminar 293 mil toneladas de CO2 por ano através da desativação de 13 termoelétricas que utilizam o óleo diesel como combustível”, declara Alfredo.

Como funcionam as subestações de energia?

As subestações possuem transformadores capazes de aumentar e diminuir a tensão elétrica. Quando elevada, é possível evitar a perda de energia na distribuição. Quando a tensão é rebaixada, pode ser utilizada pelos consumidores. Seu sistema consegue proteger, controlar e distribuir a energia de alta potência da fonte geradora até a unidade consumidora. As SEs podem ser instaladas em espaços públicos ou privados. São utilizadas em indústrias, hospitais, universidades, locais de eventos e até na manutenção de energia elétrica da concessionária local, evitando prejuízos.

Assessoria

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas