A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, ontem (18), a Operação Domiduca. Essa ação tem o objetivo de combater, principalmente, a exploração sexual de crianças e adolescentes. Esse crime é considerado um dos mais graves devido à vulnerabilidade das vítimas.
Dessa forma, foram realizados ações ostensivas e repressivas de combate à criminalidade ao longo das rodovias e estradas federais e áreas de interesse estratégico, buscando proteger crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade. Entre os dias 02 a 18 de maio, quase 1000 pessoas foram alcançadas com a Operação.
Além do trabalho repressivo, a PRF também atuou na prevenção, realizando ações educativas e palestras em escolas. A Operação foi desenvolvida em colaboração com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASF) e Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS). Essa cooperação permitiu a troca de informações, planejamento de ações integradas e a agilidade nas investigações e no atendimento às vítimas.
O dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de oito anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.
O nome da operação faz referência à deusa romana Domiduca que, na mitologia, protege as crianças no caminho de volta à casa dos pais.
Assessoria