O “peixe de Rondônia” levou o prêmio de Melhor Novo Produto de Foodservice. A costelinha estava concorrendo com outros 71 tipos de pescado.

A costela de Tambaqui venceu uma das competições da Internacional Seafood Expo North America, uma feira internacional de pescados que acontece em Boston, nos Estados Unidos. O “peixe rondoniense” estava concorrendo com outros 71 participantes, mas levou o prêmio de Melhor Novo Produto de Foodservice.
Segundo representantes do Governo de Rondônia que foram aos EUA acompanhar a feira, além do sabor, durante a disputa foram avaliadas outras características do pescado, como: valor nutricional, originalidade e a adequação ao mercado.
O tambaqui é um peixe de água doce, encontrado na bacia amazônica e muito consumido em Rondônia. A criação dele ocorre em sistemas semi-intensivos, como barragens, viveiros e tanques, e também em sistemas intensivos, com ajuda de aeração mecânica e tanques-rede, por exemplo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/r/B/Qh3S7hTSevgGCybXO3kQ/peixes-amazonia-venda-china-bbc.png)
O estado de Rondônia é líder na produção de tambaqui no Brasil, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só em 2021, o estado produziu 34 mil toneladas, o que corresponde a 36,7% da produção nacional. Sendo Ariquemes (RO) o maior produtor do estado, produzindo 10 mil toneladas em 2021.
É em Ariquemes que também acontece uma das maiores festas envolvendo o peixe. No Festival do Tambaqui são assadas centenas de bandas do peixe para a população. Na edição de 2022, o festival aconteceu simultaneamente em 10 municípios de Rondônia, além das capitais da Amazônia Legal e em Nova York (EUA).
“Esse prêmio internacional coroa o trabalho de milhares de produtores que buscam despertar o interesse nacional e internacional pelo peixe nativo da Bacia Amazônica, e por isso a sua produção em cativeiro se dá na região Norte do Brasil. Rondônia hoje, é o Estado líder na produção da espécie”, comentou o Governo do Estado após o resultado da premiação.
A feira de pescados nos EUA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/B/0/Y60kZ8QDyg5AvME7vcmQ/tambaqui.jpg)
Tambaqui assado — Foto: Globo Repórter
A International Seafood Show acontece anualmente em Boston (EUA) e é considerada uma das maiores feiras de pescados do planeta. Este ano o evento aconteceu entre os dias 12 a 14 de março. O público alvo são, principalmente, compradores profissionais de frutos do mar, fornecedores e expositores.
O Governo de Rondônia informou que foi até a feira na tentativa de “fomentar e desenvolver as exportações, fazer reuniões com compradores, fornecedores e profissionais da aquicultura de todo o mundo”.
Por: G1/RO