A equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), por meio do departamento da Defesa Civil, está monitorando o nível do rio Machado em Ji-Paraná. Nesta terça-feira (10), a marca registrada pela Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) foi de 7,69 metros. Na semana passada, entre os dias 5 e 6 de janeiro, o nível chegou a 8,30 metros.
“Emitimos o alerta laranja se o nível chegar a 10,30 metros de profundidade no rio Machado, onde pode ocorrer enchentes e atingir os moradores ribeirinhos. Se o nível bater na casa dos 11 metros, o alerta vermelho é acionado, e as equipes se mobilizam para atender aos desabrigados”, informou a coordenadora municipal da Defesa Civil, Meire Zanettin.
Em caso de enchente, a Semplan, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), trabalha para a retirada de famílias em áreas alagadas. As secretarias municipais de Assistência Social e Família (Semasf) e de Saúde (Semusa) realizam os atendimentos sociais e médicos respectivamente.
Caso o nível do rio Machado continue subindo, áreas mais baixas como nos bairros Duque de Caxias, Primavera, Centro, Casa Preta, São Francisco, Novo Urupá e Urupá podem ser alagadas. Em fevereiro de 2022, o rio Machado chegou a 11,84 metros, superando a marca de 2014, quando as águas atingiram 11,67 metros.
RONDONIAGORA