Domingo, 19 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Domingo, 19 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Ampliação do programa “Prato Fácil” começa a ser projetada pela secretária Luana Rocha




Por atender a um público diversificado em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com inscrição no Cadastro Único – CadÚnico, o programa “Prato Fácil” é considerado o carro-chefe das ações coordenadas pela secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Rocha. Em pouco mais de um ano e meio, o programa ultrapassou a marca de mais de um milhão de refeições servidas nos restaurantes credenciados.

Desde que colocou em prática o programa, a secretária Luana Rocha, deixou claro que, o objetivo definido pelo Governo do Estado é reduzir a fome e a desnutrição familiar no Estado, garantindo refeições ao público atendido a 2 reais.

O complemento do prato fácil ou marmitex é custeado pelo governo, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – Fecoep, foram investidos R$ 26.002.908 como contrapartida pelo governo.

- Advertisement -
- Advertisement -

O atendimento foi iniciado em 17 de maio de 2021, em cinco restaurantes distribuídos por todas as regiões de Porto Velho, com vistas a facilitar o acesso do público-alvo, que inclui crianças, jovens, adultos e idosos que possuem o CadÚnico.

- Advertisement -

Com o sucesso do programa na Capital, a secretária Luana sugeriu ao governador Marcos Rocha, a expansão para outros municípios, e após aprovação do novo projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa, foi feito o credenciamento de restaurantes, no ano de 2022; nos municípios de Ariquemes (3), Cacoal (1), Guajará-Mirim (2), Ji-Paraná (2) e Vilhena (1). No mesmo ano, também foi ampliado para nove o número de restaurantes em Porto Velho, totalizando 18 estabelecimentos em seis municípios.

“Para nós é muito gratificante ver que pessoas estão sendo alimentadas de forma nutritiva, pagando apenas 2 reais. Mas não queremos ficar nisso. Além de ampliarmos a Rede Prato Fácil, pretendemos dar condições a estas pessoas para garantirem seu próprio sustento e não ficarem dependentes apenas do Estado. E isso só acontecerá por meio da qualificação profissional, que é também nosso foco, em uma parceria com o Idep – Instituto Estadual de Educação Profissional”, disse Luana Rocha, adiantando que novidades estão sendo analisadas para o programa a partir deste ano.

“Eu levava marmita de casa até o trabalho, agora almoço aqui, e estou gostando muito”, afirmou a zeladora Alessandra Maria, mãe de três filhos.

Desde sua criação, o Prato Fácil já serviu 1.077.366 refeições, das quais 817.106 foram em Porto Velho; 68.321 em Ariquemes, 62.277 em Cacoal, 56.783 em Ji-Paraná, 62.277 em Guajará-Mirim e 10.602 em Vilhena totalizando 87 toneladas de alimentos.

O último programa foi iniciado em outubro. Em todas as unidades o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, exceto nos feriados.

O programa está com edital em andamento para credenciamento de novos restaurantes e renovação de contratos em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim e Ji-Paraná.

Fonte: Assessoria

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas