Fernando Rocha, conhecido como Fernandão, foi encontrado morto em casa na última sexta-feira (2) em Porto Velho. Ele tinha 66 anos e é considerado um baluarte da cultura rondoniense.
Fernando era presidente da Federação de Quadrilhas, bois-bumbás e grupos folclóricos do Estado de Rondônia (Federon), do bairro Esperança da Comunidade e da quadrilha “A Roça é Nossa”.
Segundo o boletim de ocorrência, o corpo foi encontrado sem marcas de violência e na casa não foram vistos sinais de crimes. Inicialmente o caso é tratado pela polícia como morte aparentemente natural.
O sepultamento será realizado neste sábado (3), no cemitério Recanto da Paz em Porto Velho, a partir das 16h.
Familiares, amigos, integrantes da comunidade junina e agitadores culturais se manifestaram pelas redes sociais lamentando a morte de Fernandão. Confira abaixo:
Associação de Jurados Juninos de Rondônia
A Associação de Jurados Juninos de Rondônia se manifestou dizendo que a morte de Fernando é mais uma dor enorme para a cultura de Rondônia.
“Nestes tempos difíceis, que ainda não terminaram, Fernando Rocha, manteve a calma e o equilíbrio entre o Movimento Junino, mesmo em condições muito adversas. Trabalhou, incessantemente, pela Federon, mantendo o zelo e o amor, aflorado por sua própria agremiação junina, A Roça é Nossa.
Em um ano de tantas perdas, sua morte nos traz a tristeza à tona, lembrando-nos das enormes dificuldades que ele enfrentou para manter vivo o espírito junino. Discreto, partiu como viveu, sem alardes e sem buscar autopromoção. A comunidade junina perde uma pessoa conciliadora, um agregador. A cultura perde um homem de notáveis qualidades como idealizador e gestor da arte junina.
A Federon perde um presidente honrado, que lutou pela federação, buscando sempre, a conciliação. Agora, juntamente com outros nomes que rumaram para a outra vida, nos serve como inspiração e reflexão. Hoje choramos o amigo, o presidente, o líder que mantinha um delicado quebra-cabeças de equilíbrio, sobriedade, amor por seu trabalho e sua obra.
Sua família perde um pai zeloso e amoroso, que levou adiante um grande projeto de vida. Todos perdemos e nossa tristeza é muito grande. Descanse em paz, nosso presidente. Sua obra fala por você. O bem que você fez a milhares de pessoas permanecerá e o legado de um trabalho virtuoso e honesto deixará saudades, orgulho e admiração”, consta na nota da Associação de Jurados Juninos de Rondônia.
Quadrilha Rádio Farol
“É com imensa tristeza que escrevemos essa nota de pesar. Hoje recebemos uma triste notícia, que nosso grande amigo Fernando Rocha, da nossa parceira a “Roça é Nossa”, veio a óbito. Hoje a cultura perde um dos seus maiores incentivadores e apoiadores, que Deus conforte a todos os familiares e amigos. #culturadeluto”.
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes)
“É com grande pesar que a secretária de Esporte e Lazer de Porto Velho, Ivonete Gomes, lamenta o falecimento de Fernando Rocha, presidente da Federon – Federação de Quadrilhas e Bois-Bumbás de Rondônia, do bairro Esperança da Comunidade e da quadrilha “A Roça é Nossa” e pai da servidora da Semes, Fernanda Rocha.
A secretária se solidariza com a dor dos familiares e amigos nesse momento de grande consternação. Fernandão, como era conhecido, sempre atuou com dedicação no meio cultural, esportivo e social”.
Boi-Bumbá Marronzinho
“Perdemos uma figura gigante para nós portovelhenses, que deixa como legado sua paixão incondicional pela arte e cultura. Sr. Fernando Rocha, presidente da Federação de Quadrilhas e Boi Bumbás de Rondônia (Federon) ?”
Gres Acadêmicos da Zona Leste
“É com todo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de nosso Diretor e um grande ícone da Cultura Popular Fernando Rocha. Ele parte deixando um legado de luta em prol da cultura.
Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte e console o coração dos familiares e amigos neste momento de dor.
A Deus pedimos também que dê ao nosso amigo o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames”.
Fonte: G1RO