CAS – A valorização do homem por meio do aprimoramento técnico-profissional, alinhado ao projeto de segurança pública da Corporação.
O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS PM 2022 é requisito obrigatório para a promoção dos segundos-sargentos à graduação de 1º sargento PM, e tem como objetivo a valorização do homem por meio do aprimoramento técnico-profissional, alinhado ao projeto de segurança pública da corporação. Foi iniciado no dia 21 de junho de 2022 com a preparação do Ambiente Virtual de Ensino – AVA. Esta preparação contou com a participação de coordenadores, professores conteudistas gabaritados e equipe técnica especializada. Os alunos tiveram acesso a partir do dia 21 de julho.
O CAS contou com a participação inicial de 166 segundos-sargentos oriundos dos mais diversos cantos do Estado, os quais preencheram todas as condições exigidas no edital de seleção interna. A coordenação geral do curso ficou sob a competência do tenente-coronel PM Arivabene sendo auxiliado pelos oficiais: capitão Nascimento, major Consalter, capitão Bentes, capitão Mendonça e major Alison os quais coordenaram os polos localizados nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-paraná, Cacoal e Vilhena respectivamente.
Foram 5 meses de estudos realizados integralmente na modalidade a distância, através de conteúdos e diversas outras ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual de ensino. Ao longo dos meses, o aluno CAS obteve conhecimento em diversas áreas, tais como: gestão de atividades administrativas, gestão do policiamento ostensivo e tecnologias e legislações empregadas na atividade policial, dentre outras, tendo a carga horária total de 532 horas.
A carga horária foi adequada a fornecer conhecimentos teóricos e práticos para que ao final do curso, o graduado tenha sido estimulado a aprimorar seu comportamento e qualidades no tocante a comando de tropa, liderança e comprometimento, reforçando com isso os valores inerentes a função do 1º sargento. Ao final, e com fundamentos na ética, técnica e legalidade, foram aperfeiçoados 160 sargentos, os quais estão prontos para “ servir e proteger” a sociedade rondoniense,