Diante da escalada de diagnósticos de Covid-19 em todo o Brasil, o Ministério Público de Rondônia reitera à população a importância da vacinação, incluindo doses de reforço do imunizante, a fim de ampliar a proteção contra a infecção causada pelo vírus e suas variantes.
O alerta é emitido pelo Grupo de Atuação Especial Cível (GAECIV-MPRO) em razão do aumento de diagnósticos de casos pela subvariante BQ.1, divulgados pela imprensa.
A orientação do MP também é de que pessoas com sintomas utilizem máscaras de proteção facial, evitem locais fechados e com aglomerações de pessoas; realizem testagem e intensifiquem medidas de prevenção. “Apesar de já existirem informações preliminares no sentido de que a maior parte das internações é de pessoas que não se vacinaram ou não completaram o ciclo vacinal, esses procedimentos são fundamentais para todos, a fim de evitarmos aumento no número internações e sobrecarga do sistema de saúde”, afirma o coordenador do Grupo, Promotor de Justiça Julian Imthon Farago.
A BQ.1 foi detectada recentemente no Brasil e, apesar de não haver evidências de que possa causar uma doença mais severa, é mais resistente e pode apresentar maior transmissibilidade, eventualmente facilitando o surgimento de novas variantes.