Seis homens foram presos, nos dez primeiros dias de novembro, por descumprimento de medida protetiva contra vítima de violência doméstica em Porto Velho. As prisões aconteceram durante operação da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), iniciada no dia 1°.
Segundo a polícia, as duas primeiras detenções por descumprimento de medida protetiva ocorreram no dia 3 de novembro, quando a Justiça autorizou o cumprimento de prisões preventivas contra os suspeitos.
Já nos dias 7 e 8 de novembro a DEAM deu cumprimento a mais três mandados de prisão preventiva decorrentes de representação da especializada e efetuou a prisões dos suspeitos dos crimes de violência doméstica. Na última quinta-feira (10), outro suspeito foi preso durante a operação.
A Polícia Civil de Rondônia, alinhada ao Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, divulga todos os canais de denúncias de violência doméstica através dos telefones 180 e 197, site da Delegacia Virtual, e qualquer UNISP e Delegacias da Mulher.
Operação Minerva
O nome da operação que busca prender suspeitos de descumprirem medida protetiva é chamada de Minerva.
Segundo a DEAM, Minerva é uma das três irmãs Mirabal assassinadas pela luta dos direitos das mulheres em 1960 na Republica Dominicana, tendo sido o dia 25 de novembro instituído pela ONU como o dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres.
Fonte: G1RO