Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Acadêmicos da licenciatura em Matemática do Campus Vilhena participam de projeto de extensão em escola estadual


Banner


Acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Vilhena estão participando do projeto de extensão “O jogo como ferramenta didática na área da matemática: Confecção e uso do triminó”. O projeto é desenvolvido pelos alunos do sexto período e é aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Machado de Assis.

As atividades do projeto tiveram início em agosto com a preparação dos exemplares dos jogos pelos acadêmicos sob orientação de todos os professores da turma e do coordenador do projeto, professor Claudinei Pinho. Nove acadêmicos da graduação e cerca de 50 alunos do ensino fundamental participam do projeto, que apresenta o jogo Triminó como estratégia para ensino e aprendizagem das operações fundamentais da matemática.

O projeto objetiva a inserção dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática no cotidiano escolar, a partir do desenvolvimento de ações de ensino matemático com adoção de metodologias diferenciadas, despertando nos alunos do ensino básico seu potencial inato e o apreço pela matemática, deixando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.

- Advertisement -
- Advertisement -

A atividade integra as horas de curricularização da extensão, servindo também de experiência para os graduandos, aperfeiçoando suas habilidades didáticas e preparando-os para a futura profissão.

- Advertisement -

Ao mesmo tempo, o projeto oportuniza aos alunos do ensino fundamental o aprendizado das quatro operações fundamentais sob outro olhar, promove a socialização entre os pares, o respeito pelas regras do jogo, o desenvolvimento intelectual e a capacidade de desenvolver estratégias. “Importante destacar a participação intensa dos alunos da Escola Machado de Assis, que faziam contas com os dedos, outros faziam contas no papel, outras corrigiram o erro do colega e isso é um ponto muito positivo que vai ao encontro dos objetivos do projeto. Vale ressaltar também o empenho dos nossos acadêmicos que trabalharam com afinco e dedicação no desenvolvimento do projeto e o aplicaram magistralmente, conduzindo todo o processo com os alunos, pacientemente, auxiliando-os, mostrando que estão no caminho certo e adquirindo experiência para o exercício da futura profissão que escolheram. Ao final do projeto, todos os jogos elaborados por eles foram doados para a escola Machado de Assis para que seus professores possam utilizá-los no momento oportuno”, disse o professor Claudinei Pinho, coordenador do projeto.

A graduanda Neliane Amaral Claudino Kubiaki explicou que “o jogo triminó matemático se caracteriza, basicamente, pelo objetivo de encontrar o resultado de cada operação ou vive-versa, encontrando uma operação que resulta no número proposto. No final de todas as peças encaixadas, forma-se um hexágono. O triminó clássico, por sua vez, propõe encaixar cada lado com seu correspondente, e nesse jogo vai se formando várias possibilidades e várias figuras”. Nós apresentamos aos alunos da escola Machado de Assis uma forma diferenciada de aprender, especialmente porque quando estamos descontraídos é mais fácil o aproveitamento dos conteúdos, sem a pressão que normalmente caracteriza o ato do estudo. Participar do projeto tem sido uma experiência gratificante. Esse contato com os alunos reafirma a nossa escolha de sermos profissionais da educação a partir da vivência no ambiente escolar aprendendo como é o dia a dia desses profissionais”.

 

 

Assessoria

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z