Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Policlínica Oswaldo Cruz oferece serviço de testagem rápida de HIV, Hepatite B, C e Sífilis




Importante medida de prevenção e combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, a realização de testagem rápida ou entrega de kits para autoteste de HIV, Hepatite B, C e Sífilis são serviços disponíveis na Policlínica Oswaldo Cruz – POC, em Porto Velho. O objetivo é diminuir o contágio e oferecer tratamento precoce e seguro à população. Diagnóstico é  emitido em cerca de meia hora.

 A Unidade de Saúde entrega até cinco autotestes por pessoa, com o intuito de que os kits possam ser entregues a um amigo, parceiro ou familiar que queira realizar a testagem, mas não tem como se deslocar até a POC. Caso a testagem tenha reagente (seja positivo), a orientação é que a pessoa se dirija até a Policlínica e uma enfermeira fará o acompanhamento, e solicitar os devidos exames laboratoriais e assim, a pessoa realizar o tratamento adequado.

O infectologista e coordenador do serviço, Reynaldo Monteiro, explica a importância de ter o diagnóstico em mãos. “Sigilo pessoal, devido a estigmatização que ainda perpetua na sociedade, a precocidade do diagnóstico e tratamento. Em geral, pessoas que sabem ser soropositivas podem mudar seu comportamento para diminuir o risco de infectar outras pessoas. Com isso, a oferta de testes rápidos é um quesito importante para a ampliação de acesso da população ao diagnóstico. Seu potencial uso pelo público em geral e sua utilidade pode aumentar o número de oportunidades para detectar pacientes com HIV”, conta o infectologista.

- Advertisement -
- Advertisement -

Esse serviço possui uma equipe apta para acompanhar quem precisa de tratamento, assim designados: duas enfermeiras, duas psicólogas, um infectologista, uma farmacêutica, um assistente social, duas ginecologistas e três técnicos de enfermagem.

- Advertisement -

“Nossa intenção é que a pessoa tenha o diagnóstico correto e que através disso ela tenha acesso ao tratamento, mais qualidade de vida e assim, quebrar a cadeia de transmissão, porque isso não envolve apenas uma pessoa, pode envolver o companheiro, companheira e até os filhos”, ressalta a psicóloga da Policlínica, Luciana Gonçalves.

 COMO REALIZAR A TESTAGEM

 A pessoa que queira realizar o teste rápido deve se direcionar até a Policlínica Oswaldo Cruz, localizada em Porto Velho, não precisa de encaminhamento e qualquer pessoa pode realizar os exames.

O horário de funcionamento é das 7h às 10h para obter senha, a partir disso ser chamado para o atendimento e a realização do exame. A testagem rápida realizada na POC é feita por uma enfermeira e uma psicóloga e, em média, em 30 minutos o paciente já sai com o resultado do exame. Durante o processo, a pessoa recebe todas as orientações sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte: Assessoria

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas