Banner
Banner
Banner

Banner


Domingo, 12 de maio de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Os primeiros passos para investir no mercado financeiro

- anúncio-

Imagem Canva

Para alguns o mundo dos investimentos parece inalcançável, ao passo que para outros é visto como uma nova oportunidade. De acordo com a B3, o Brasil chegou à marca de 4,2 milhões de investidores pessoas físicas na bolsa de valores em dezembro de 2021.

Trata-se de um marco na história de um país em que o acesso à educação financeira ainda apresenta obstáculos. No entanto, vale lembrar que a bolsa de valores é para todos e, por isso, basta algum conhecimento e persistência para o retorno aparecer.

Bolsa do Brasil

A Bolsa de Valores do Brasil é gerenciada pela B3 (‘Brasil, Bolsa e Balcão’), e atualmente está localizada em São Paulo. A B3 surgiu em 2017 por meio da fusão entre a BM&FBovespa e a Cetip e está entre as maiores bolsas de mercado financeiro e de capitais de todo o mundo. Antigamente as ações eram vendidas somente por operadores. Entretanto, com os avanços tecnológicos, hoje você pode comprar esses ativos financeiros diretamente a partir do seu celular.

- Advertisement -
- Advertisement -

Por onde começar a investir

Para começar a investir na bolsa de valores, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores regulamentada. Para isso, você precisará apresentar documentos de identificação e alguns comprovantes. Depois do processo burocrático, o segundo passo é transferir dinheiro para essa nova conta, que será utilizada para a compra e a venda das suas ações.

- Advertisement -

Com o dinheiro na conta, você tem a possibilidade de investir em ações na bolsa de valores, ou seja, comprar uma pequena parte de uma ou mais empresas. A compra desses ativos pode ser feita através de diversas plataformas online. Alguns desses sites de fácil acesso oferecem, entre outras coisas, ações das maiores e mais populares empresas do mundo, como Apple, Amazon, Google e Facebook. Basta registrar-se, depositar os seus fundos na sua conta de trading e começar a negociar.

Imagem Canva

Outra forma de investimento são os fundos imobiliários. Esses ativos seguem o mesmo princípio das ações, porém no setor imobiliário, que é menos volátil. Esse tipo de investimento pode gerar rendimentos mensais, como se fosse um pagamento de aluguel. Contudo, você recebe o rendimento no saldo da sua corretora, por isso ele não é automaticamente reinvestido – mas é claro que você pode utilizá-lo para comprar mais pedacinhos.

As criptomoedas, por sua vez, são uma das opções que mais tem crescido entre os investidores, fazendo com que seu mercado no Brasil seja um dos cinco maiores do mundo. É possível investir em cripto por meio de ETFs (Exchange Traded Funds), que constituem fundos de investimento disponíveis para negociação na bolsa de valores (como ações), ou então diretamente com corretoras de valores especializadas em Bitcoins e outras criptomoedas.

Esses são os primeiros passos e alguns dos investimentos mais comuns. Contudo, antes de abrir uma conta e depositar o seu dinheiro, é importante conhecer um pouco sobre o mercado e entender mais a fundo cada forma de investimento. Na bolsa de valores não existe um valor mínimo para começar: tudo irá depender do preço da ação que você escolher. Porém, caso ainda não conheça esse mercado, o ideal é começar investindo pouco dinheiro.

O mercado de ações é sujeito a flutuações e pode ser impactado por diversos acontecimentos políticos e econômicos, além da própria performance da empresa em questão. Por isso, se você está começando neste mercado, estude, analise o seu perfil de investidor e conheça as empresas nas quais deseja investir. Desse modo, você estará no caminho certo para se tornar um investidor de sucesso.

- Advertisement -


Veja também

Banner

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas