O Dia da Amazônia é celebrado anualmente em 5 de setembro para conscientizar as pessoas sobre a importância desse bioma. Neste dia, o Estado de Rondônia através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região atuando através do comprometimento com o meio ambiente, estimulando a conscientização das pessoas por soluções coletivas para a proteção da floresta amazônica.
A Amazônia rondoniense tem sido cuidada de forma contundente pelo Estado com ações de preservação das riquezas hídricas, em áreas de preservação com vasta fauna e flora, com fortalecimento ao meio ambiente. Nesse sentido, o Estado está comprometido com a proteção e o desenvolvimento sustentável, realizando projetos e ações verdes pelo bem-estar das florestas.
AÇÕES CLIMÁTICAS
Na proposta de desenvolver projetos para o monitoramento do ecossistema, o Estado de Rondônia realizou a assinatura do Memorando de Entendimento com Aliança Internacional para a Biodiversidade (Alliance of Bioversity International) e o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), para promover o desenvolvimento de informações no monitoramento de ecossistemas, cobertura e uso da terra, bem como de fenômenos hidroclimáticos. A oficialização do documento foi realizada no formato virtual com a participação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA).
A colaboração entre o Estado e o SERVIR-Amazônia tem o intuito de reduzir os impactos ambientais, econômicos e sociais de questões sensíveis ao clima relacionadas a incêndios e às secas, e outras problemáticas que possam afetar os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade da região.
Outro projeto implantado pelo Estado de Rondônia foi o Fórum de Mudanças Climáticas, realizado em 2022. O evento apresentou os resultados alcançados na implementação da política ambiental do Estado, e a proposta de agenda para 2022.
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
Em 2021, o Estado, com ações da Coordenadoria de Unidades de Conservação da Sedam (CUC), desenvolveu atividades para coordenar o trabalho de preservação, manejo e sustentabilidade de áreas protegidas. Dentre as iniciativas estão: encontros de conselhos das áreas de preservação e parques ambientais; eleição de conselhos consultivos; convocação de membros para compor conselhos consultivos das Áreas de Proteção Ambiental (APA). Os conselhos consultivos são os principais instrumentos de relacionamento entre a Unidade de Conservação e a população local.
PROJETO “REDD +”
O Projeto de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), na Reserva Extrativista Estadual Rio Preto Jacundá, em Machadinho do Oeste, cujos beneficiários são os próprios moradores da unidade de conservação. O contrato foi assinado entre a empresa Biofílica e a entidade representante dos moradores da própria reserva, a Associação Asmorex, com intervenção do Estado de Rondônia.
RIO CAUTÁRIO
O Projeto de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) se encontra em processo na Reserva Extrativista Estadual Rio Cautário, em Costa Marques. O contrato foi assinado pela empresa Permian Global e a comunidade tradicional, com intervenção do Estado de Rondônia.
Dentre os objetivos gerais do projeto, estão estabelecer condições para efetiva proteção e conservação da vegetação, biodiversidade e integridade ecológica da reserva extrativista, promovendo o uso sustentável dos seus recursos, evitando assim emissões de carbono, oriundas de desmatamento e degradação florestal.
COMPENSAÇÃO AMBIENTAL
Com o aporte financeiro da compensação ambiental, o Estado de Rondônia realizou a construção e reforma de bases de apoio em unidades de conservação, viabilizando a implantação de duas agroindústrias, sendo uma de farinha e outra de beneficiamento de polpas de açaí. Também foram construídos poços artesianos para o fornecimento de água potável aos extrativistas, entre outras ações.
MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE
Com ações voltadas para monitorar a biodiversidade e avaliar as respostas de populações ou ecossistemas, CUC realizou a coleta de dados do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade nas Unidades de Conservação e Parque Estaduais de Rondônia. A iniciativa possui apoio do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e atualmente é realizado em oito Unidades de Conservação (UC) do Estado de Rondônia. O programa realizou o monitoramento participativo da biodiversidade e promoveu o envolvimento socioambiental ao fortalecimento da biodiversidade em UC da Amazônia.
Assessoria