Todos os anos, nos meses de agosto e setembro, auge do verão amazônico, Rondônia costuma registrar um número significativo de focos de calor. Visando prevenir situações como esta desde 2020, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO vem realizando a Operação Verde Rondônia – OVR, que integra as ações do Guardiões do Bioma com apoio do Governo Federal e vários órgãos para combater as queimadas.
De acordo com o comandante operacional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Jaime, “este ano a operação começou em julho e podemos verificar os resultados positivos das ações do ano passado devido à presença efetiva da Operação Verde Rondônia nas áreas com maior número de focos de queimadas”, destacou o comandante.
BASES OPERACIONAIS
Este ano foram montadas sete bases da OVR em Rondônia, focando em sete municípios que concentram 70% dos incêndios nestes meses, sendo eles: Porto Velho, Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Cujubim, Buritis, Seringueiras e Alta Floresta. As equipes estabelecidas em campo, distribuídas nas sete bases podem se deslocar estrategicamente em seu perímetro de atuação, com ações de caráter preventivo e ostensivo.
As equipes são compostas por bombeiros e policiais militares atuantes em áreas de conflito de terras
A definição da estratégia leva em consideração os dados do Painel do Fogo, coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam. “Nós utilizamos essa base de dados e assim que recebemos as coordenadas do foco de calor, deslocamos a equipe da base mais próxima, composta por bombeiros e policiais militares. Adotamos essa medida tendo em vista que muitos desses locais são áreas de conflito, para não colocar ainda mais em risco a vida dos bombeiros militares. Evitar o que ocorreu no ano passado em que nossas equipes foram cercadas durante a operação”, explicou o comandante.
Com esse reforço o Corpo de Bombeiros tem atuado de forma intensiva nestes municípios e colhe resultados positivos da Operação Verde Rondônia, com a redução do número de focos e combates a incêndios florestais. “Só a presença dos bombeiros militares nessas regiões já inibe o crime ambiental. Assim conseguimos atuar com ações de conscientização e fiscalização. Mas caso necessário, também fazemos a autuação imediata”, ressaltou o comandante.
RESULTADOS
De acordo com o relatório da Operação Verde Rondônia, desde o início da OVR em julho, a Base 01 localizada na linha 28 do distrito de Nova Dimensão, em Nova Mamoré, registrou dois incêndios florestais, identificou um animal morto e realizou 15 ações de prevenção. Na base 02, localizada no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, foram cinco combates a incêndios florestais, 16 prevenções e cinco multas aplicadas. Na base 03, no distrito Vila de Samuel, em Candeias do Jamari, foram 55 prevenções, quatro combates e multas aplicadas. Na base 04, no município de Cujubim, foram 12 prevenções e 20 combates a incêndios florestais. Na base 05 no distrito de Rio Branco, no município de Buritis foram 19 prevenções, dois incêndios, três multas aplicadas, quatro animais mortos identificados e dois capturados, nas áreas de incêndio. Na base 06, em Seringueiras, foram oito prevenções, dois incêndios e um animal morto. E na base 07, no município de Alta Floresta, foram 20 prevenções e nove incêndios combatidos.
PREVENÇÃO
A presença dos bombeiros militares nas áreas de maior risco de incêndios florestais inibe o crime ambiental. As ações de combate vão continuar não só nessas regiões, mas em todo o Estado, tendo em vista que as equipes do Corpo de Bombeiros estão em 15 municípios do Estado, região que representa mais da metade do território e atende 75% da população rondoniense. O trabalho da Operação Verde Rondônia tem como principal objetivo prevenir o aumento dos inúmeros incêndios e penalizar pessoas que causam focos e desmatamento ilegal. Para denúncias basta entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou Polícia Militar pelo 190.