Cena foi registrada durante pescaria no último fim de semana no rio Guaporé, em São Francisco, fronteira com a Bolívia.
“Olha a Juma”. Essa foi a primeira coisa que Cícero Nascimento pensou ao se deparar com uma onça-pintada atravessando o rio Guaporé, durante uma pescaria (assista acima). O flagrante aconteceu no fim de semana em São Francisco do Guaporé (RO), que fica a 600 km de Porto Velho.
Ao g1, o pescador diz que estava com o irmão e o cunhando no barco quando de repente notaram a onça nadando na água. Eles então se aproximam com a embarcação e gravam essa cena rara da natureza.
Segundo o pescador, ver uma onça-pintada de perto é presente que não tem valor financeiro. “Jamais esperava encontrar esse animal passando perto de mim, com certeza é um presente que poucas pessoas terão na vida. É muito linda mesmo”.
“Pela beleza encanta, pela braveza nem tanto, porque minha mulher é brava também… brincadeira, mas pela brabeza na hora pensei na semelhança com a Juma [personagem da novela Pantanal]”, conta Cícero, humorado.
O rio Guaporé, onde foi feito o vídeo, fica exatamente na divisa do Brasil com a Bolívia.
Além de eternizar o encontro, Cícero diz que gravou o vídeo para mostrar às pessoas sobre a importância do meio ambiente.
“Esse momento foi único. Espero ajudar as pessoas a entenderem a importância de preservar a nossa natureza e não perder momento como esses. Aqui no rio Guaporé tem várias maravilhas como essa, tanto na época de cheia quanto seca”, diz.
Sebastião Gonçalves Torres, o apoiador de turismo local que proporcionou o passeio a Cícero, conta que nesta época do ano as onças-pintadas saem atrás de um companheiro para procriação.
No entanto, Sebastião afirma que não é comum encontrá-las a céu aberto.
Por: G1/RO