Na última quarta-feira, dia 22, durante patrulhamento fluvial no Rio Madeira que tem como objetivo o combate a extração ilegal de minério e pesca ilegal, policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), abordaram uma draga dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Madeira. Os tripulantes fugiram em barcos ao perceberem a aproximação da fiscalização ambiental. Após realizar buscas na embarcação, foi encontrado um tablete de cerca de 13g de maconha, 02 carcaças de armas de fogo e quase meio quilo de mercúrio (metal altamente tóxico utilizado na extração de ouro) e uma porção de 9 gramas de ouro “azogado”. Todo o material foi apreendido e entregue a Delegacia da Polícia Federal em Porto Velho.
O mercúrio usado na atividade ilegal de garimpo no Rio Madeira é capaz de causar lesões nos órgãos das pessoas que se alimentam todos os dias com peixes contaminados, pois apresentam sintomas mais crônicos do minério do corpo.
A Área de Proteção Ambiental do Rio Madeira foi criada em 1991 em função do Decreto no 5.124, de 06 de junho de 1991, contemplando cerca de 5.500 hectares do município de Porto Velho, Rondônia.
Assessoria