Um bebê nascido há oito dias foi salvo por policiais após se engasgar com leite materno. O caso aconteceu na última semana em Vista Alegre do Abunã (RO), distrito de Porto Velho.
Segundo a mãe do recém-nascido, durante a noite ela estava amamentando o filho, quando percebeu que ele estava sem respirar e apresentava manchas roxas pelo corpo.
Desesperada ela correu com a criança até um grupamento da Polícia Militar (PM) que fica próximo do local e um dos policiais, que também tem formação na área de enfermagem, realizou a manobra de Heimlich na criança que expeliu um pouco de leite materno e aos poucos foi voltando a respirar.
Depois do susto a mãe e bebê foram levados até um posto de saúde do distrito para confirmar que tudo estava bem.
A manobra de Heimlich
Para adultos, idosos e crianças acima de 1 ano essa manobra pede que o indivíduo dê uma espécie de abraço por trás da vítima, com os punhos cerrados pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
Já o procedimento padrão para socorrer bebês engasgados é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão, segundo a médica Ana Escobar, comentarista do programa de TV Bem-Estar.
A “manobra de Heimlich” foi descrita, pela primeira vez, em 1974 pelo médico estadunidense Henry Heimlich. O pesquisador morreu em dezembro de 2016, aos 96 anos, com um ataque cardíaco.
Fonte: (G1).