Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 27 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Fhemeron, Sesau e Hospital de Base são alvos de operação da Polícia Federal em Porto Velho

- anúncio-

Fhemeron em Porto Velho — Foto: Diêgo Holanda/G1

Operação apontou que laboratório, que realizava exames de alta complexidade, recebia valores superiores. Servidores públicos também são alvos da investigação.

Sete mandados de busca foram cumpridos nos prédios da Secretária de Saúde do Estado (Sesau), Fundação Hemeron-Banco de Sangue (Fhemeron), Hospital de Base e em residências localizadas em Porto Velho, nesta quarta-feira (6), pela Polícia Federal (PF).

A “Operação Incompatibilidade”, deflagrada pela PF em ação conjunta com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), apura os crimes de fraude a licitações, falsidade ideológica, peculato e corrupção ativa.

- Advertisement -
- Advertisement -

Durante as investigações, foi apontado que um laboratório recebia valores além do estimado para realização de exames de alta complexidade, como histocompatibilidade e imunogenética.

- Advertisement -

Segundo a polícia, o laboratório da capital tem contrato com o Governo de Rondônia desde 2014 , firmado mediante a dispensa de licitação.

A investigação revelou que, ao serem gerados os processos para pagamentos, os dados informados pela empresa não coincidiam com as informações dos órgãos públicos de cadastro e coleta do material encaminhado ao laboratório para exame, o que gerou pagamentos acima do devido com recursos oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mesmo com a identificação das inconsistências na prestação de contas, os servidores públicos determinavam que os valores fossem pagos em favor do laboratório.

O g1 procurou o Governo de Rondônia, que informou estar à disposição “para colaborar com a missão dos Policiais Federais e para quaisquer esclarecimentos, que visem salvaguardar o bom uso de recursos públicos”.

Veja a nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), esclarece que em relação ao desdobramento da “Operação Incompatibilidade”, a Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), esteve no prédio da Sesau, na manhã desta quarta-feira (6), onde cumpriram mandados em busca de documentos relacionados com os contratos firmados em 2014, que foram prontamente fornecidos pela equipe da Gerência Administrativa – GAD, que está à disposição para colaborar com a missão dos Policiais Federais e para quaisquer esclarecimentos, que visem salvaguardar o bom uso de recursos públicos.”

Por: G1/RO

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas