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Vilhena: isenção de IPTU pode ser solicitado até 11 de abril, veja como

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(Foto: Assessoria)

Os contribuintes tem até 11 de abril para solicitar a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Vilhena (RO).

De acordo com a prefeitura do município, podem fazer a solicitação, os donos de “imóveis residenciais edificados em cima de um ou dois terrenos, cadastrados junto ao município em nome do requerente e utilizado para uso próprio de”:

  • Inválidos (comprovado através de laudo técnico);
  • Idosos acima de 60 anos;
  • Aposentados e pensionistas da Previdência Social ou de outras previdências federais, estaduais ou municipais;
  • Beneficiados pela LOAS (Lei Orgânica de Amparo Social), independente se for proprietário de outros imóveis, com renda familiar de até 3 salários mínimos vigentes, sujeito, entretanto, a análise e concessão pela Fazenda Municipal.

Além desses, a prefeitura explica que pessoas portadoras de deficiência física e algumas categorias de entidades voltadas ao bem público, também têm direito à isenção.

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Segundo a prefeitura, não podem receber o benefício os donos de imóveis alugados, com empresas em atividade ou terrenos vagos.

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Como pedir a isenção?

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), para solicitar a isenção, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • cópia do CPF e RG,
  • cópia da certidão de nascimento ou óbito,
  • cópia da escritura,
  • cópia da primeira folha do carnê de IPTU atual,
  • extrato do benefício social recebido (se for beneficiário da LOAS),
  • comprovante de renda dos moradores da residência e comprovante de residência (conta de água ou luz).

A solicitação deve ser feita presencialmente no protocolo geral da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Imóveis rurais

Imóveis rurais que tenham produção agropastoril e que estejam na zona de expansão urbana do município, também podem evitar o pagamento do IPTU, desde que:

  • Preencham um requerimento;
  • Anexem a documentação que comprove a atividade agropastoril e especificações do imóvel e
  • Incluam documentos pessoais do contribuinte e protocolar a solicitação de maneira presencial na Semad.

O pedido também deve ser feito na sede da Semad.

FONTE: G1RO

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