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Segunda-feira, 06 de maio de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


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Saiba o que fazer se algum aparelho elétrico for danificado por queda de energia em Rondônia

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(Foto: Ronaldo Filho/Arquivo pessoal)

Por causa das intensas chuvas que atingem Rondônia neste período do ano, muitas ocorrências de queda de energia foram registradas em todo estado e moradores relatam que aparelhos elétricos foram danificados pelas oscilações de energia. O g1 reuniu informações com especialistas sobre o que fazer caso algum equipamento doméstico queime por causa de apagões.

Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é direito do consumidor solicitar o ressarcimento de danos em equipamentos por causa de blecautes. Para isso, no estado, o cliente deve entrar em contato com a Energisa em até 90 dias após a ocorrência.

Veja como solicitar o ressarcimento:

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  • O contato com a Energisa pode ser feito através do site da companhia,
  • Pelo telefone 0800 647 0120,
  • WhatsApp Gisa (69) 9 9358-9673 e
  • Aplicativo Energisa On.

Segundo a distribuidora de energia, é importante que o cliente tenha em mãos a data e horário do ocorrido, unidade consumidora, marca e modelo do aparelho e relato dos problemas apresentados.

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Após o morador entrar em contato, a concessionária deve:

  1. Vistoriar o equipamento em até 10 dias;
  2. Comunicar o resultado do pedido ao consumidor em até 15 dias;
  3. Efetuar o ressarcimento em dinheiro, conserto ou substituição do equipamento, em até 20 dias, caso o pedido seja aceito.

Para eletrodomésticos usados na conservação de alimentos perecíveis, como geladeiras e freezers, a vistoria deve ocorrer em até um dia útil.

Pedido aceito

Após analisar o pedido, a distribuidora terá prazo de 45 dias corridos para ressarcir o consumidor, caso se verifique relação entre o dano ao equipamento e a perturbação ocorrida no sistema.

Pedido negado

Caso a concessionária negue o pedido de ressarcimento, o consumidor poderá recorrer à agência reguladora estadual conveniada ou, em último caso, à Ouvidoria da Aneel, pelo telefone 167 ou pela página eletrônica da Agência.

A Energisa ressalta que nem sempre a causa do dano tem a ver com a rede de energia, pois o raio também pode entrar na residência por meio de antenas e rede de telefonia. Por isso, é importante realizar manutenção periódica nas instalações elétricas internas da residência e possuir sistema de aterramento.

Dicas para prevenir danos em aparelhos elétricos durante chuvas

  • Desligue os aparelhos da tomada quando faltar energia elétrica. Isso diminui o risco de danos quando a energia voltar.
  • Evite o uso de eletrodomésticos durante tempestades. Deixe ligados apenas os aparelhos necessários.
  • Evite goteiras perto de instalações elétricas.
  • Se você perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali.
  • Não deixe extensões ou cabos elétricos em contato com a água.
  • Evite fazer manutenções em telhados durante a chuva.
  • É importante retirar os cabos de televisão por assinatura, parabólicas ou internet da tomada para evitar a queima de equipamentos.
  • Aquisição de um aparelho específico chamado DPS, que protege contra surtos e pode ser instalado no quadro geral da residência ou no próprio utensílio.

Orientações de segurança para enchentes

As últimas semanas foram marcadas por enchentes e alagamentos em cidades do interior de Rondônia, devido ao aumento de chuvas. Em todo o país estragos também foram registrados, o engenheiro eletricista Rodolpho Ribeiro orientou ao g1, os cuidados que devem ser tomados em casos de enchentes, relacionados a rede elétrica.

  1. O primeiro passo é realizar o desligamento do disjuntor geral. Isso deve acontecer, assim que o morador perceber os primeiros sinais de alagamento na casa.
  2. Jamais se deve tocar ou ligar os aparelhos eletrônicos que estiverem molhados, para evitar choques elétricos.
  3. Manter a energia elétrica em funcionamento dentro de ambientes alagados é um risco.
  4. Após a redução da água, o morador deve procurar um eletricista para revisar toda a rede interna antes de religar os equipamentos elétricos. Não é recomendado testar se o eletrodoméstico está funcionando, sem o auxílio de um especialista.

FONTE: G1RO

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