Acontece neste final de semana em Vilhena, a seletiva estadual para o Gymnasiade Escolar 2022, nas modalidades de judô, basquete 3 x 3 e vôlei de praia. Abertura será a partir das 8h no Ginásio Geraldão. O evento é base para competição nacional que será realizada nas cidades de Aracaju, no Sergipe, Maricá, no Rio de Janeiro, e Rio Branco, no Acre.
Após a abertura, começarão os confrontos no Ginásio do Geraldão, que receberá as partidas de basquete 3 x 3. Já na quadra da AVV (Associação Vilhenense de Voleibol) acontecem os confrontos de judô e na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) as partidas do vôlei de praia.
O município terá na disputa da seletiva, além dos atletas vilhenenses, os representantes dos municípios de Colorado do Oeste, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná e Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes (Semes), cerca de 70 atletas disputaram as vagas para a etapa nacional. Welliton Ferreira, secretário municipal de esportes, aponta os detalhes do evento.
“Será um final de semana muito movimentado. São três modalidades que garantirão o representante rondoniense na fase nacional do Gymnasiade. Os vencedores do vôlei de praia disputarão a fase nacional no Acre. Os vencedores do basquete vão para o Rio de Janeiro e os vencedores do judô competirão em Sergipe. Agradeço ao Antônio Marques Nunes, presidente da Federação do Esporte Escolar de Rondônia, por confiar na estrutura de Vilhena para receber esta importante seletiva”, finaliza o secretário.
O QUE É GYMNASIADE? – A competição que acontece em Vilhena neste final de semana é a fase classificatória para a seletiva nacional organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que será realizada no mês de março em três estados, reunindo atletas-estudantes de todo o Brasil. Os campeões da fase nacional irão representar o país nos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2022, em maio, na cidade de Normandia, na França, em competição realizada pela Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF).
O Gymnasiade é disputado desde o ano de 1975, com sede em vários países de todo o mundo a cada dois anos. O Brasil foi a sede da edição mundial em 2013. De acordo com a filosofia mantida pela ISF, a competição tem o foco para que apenas atletas de 13 a 18 anos estejam aptos para competir.
Semcom