A Prefeitura de Vilhena mantém quase 30 unidades de saúde em funcionamento na cidade, entre postos de saúde, unidades especializadas, sedes administrativas e centros de armazenamento. Para procurar atendimento no local correto e ter o menor tempo de espera, é importante saber qual delas buscar. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) faz há algumas semanas campanha explicativa sobre a diferença entre a UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) e os postos de saúde.
POSTOS DE SAÚDE – Os postinhos, ou Unidades Básicas de Saúde (UBS), funcionam das 7h às 19h e são a porta de entrada do paciente no SUS (Sistema Único de Saúde) atendendo todos que não têm risco de morte, ou seja, consultas, procedimentos, vacinas e atendimentos em geral de casos leves, que representam 85% dos problemas de saúde de pacientes que buscam a saúde municipal, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No posto de saúde são realizadas as consultas de rotina, acompanhamento de pré-natal, vacinação e outros. Em relação aos sintomas o posto de saúde é responsável por atender pessoas com dor de garganta, dor de cabeça leve, unha encravada, dor de ouvido, dor nas costas, febre leve, vômito, diarreia, injeções, pequenos cortes, retirada de pontos, renovação de receitas, troca de sondas entre outros sintomas semelhante.
Quando a UBS não possui o especialista necessário para dar continuidade ao atendimento, esse paciente é inserido na Regulação, onde aguardará ser chamado por um especialista na área que necessita.
UPA – A Unidade de Pronto-Atendimento 24h é dedicada para casos de urgência e emergência, ou seja, situações que exigem atendimento imediato, como infartos, fraturas, AVCs, febre alta, picadas de animais venenosos, mordidas de animais, acidentes de trânsito, ataques violentos, ferimentos em geral, traumas graves, fraturas, queimaduras, tentativas de suicídio, parada cardio respiratória, entre outros sintomas graves semelhantes.
Todos os pacientes que apresentarem algum destes quadros serão tratados com prioridade na UPA e, por isso, pessoas com sintomas mais leves devem procurar os postos de saúde para atendimento mais rápido e também para evitar superlotação do pronto-socorro.
Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp da Saúde, 3322-2945.
Semcom