Governo de Rondônia deu início na sexta-feira (18), em Vilhena à 3ª edição do projeto “Opera Rondônia”. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o objetivo de garantir mais acesso aos serviços de saúde nos municípios. O Estado destinou R$ 5.571.830,76 (cinco milhões, quinhentos e setenta e um mil, oitocentos e trinta reais e setenta e seis centavos) para a realização de 3.104 cirurgias, 6.084 consultas e 23.532 exames, totalizando 32.720 procedimentos.
“A covid-19 gerou grandes filas para as cirurgias eletivas, uma das maiores que já existiu. Essa parceria entre o Estado e os municípios é fantástica, tanto com Vilhena, como Colorado e Cerejeiras, onde o Poder Executivo está mandando os recursos e as prefeituras irão gerenciar para operar esses pacientes nos seus municípios, evitando deslocamentos pela BR, distâncias longas, diminuindo assim as filas e as pessoas não precisarão mais viajar para serem operadas,” explica o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo.
As cirurgias que serão oferecidas são: Colecistectomia; Amigdalectomia; Hemorroidectomia; Esplenectomia; Hernioplastia epigastrica; Hernioplastia incisional; Hernioplastia inguinal/Crural (bilateral); Hernioplastia inguinal (unilateral); Hernioplastia umbilical; reparação de outras hernias; tratamento cirurgico de ureterocele; Prostatectomia suprapúbica; Vasectomia; Postectomia; Histerectomia total; Laqueadura tubaria; Ooforectomia/Ooforoplastia; Orquidopexia unilateral; Orquiectomia unilateral e Gastrostomia;
“O Estado nos beneficiou com este projeto e nós aceitamos, e hoje, foi dado início aos procedimentos. No momento, temos mais de duas mil pessoas esperando por cirurgias. Essa parceria é muito válida e de suma importância. Eu trabalho há mais de duas décadas na área, e nunca vi um município fluir tão bem em parceria com o Estado como está sendo agora,” destacou a secretária de Saúde de Vilhena, Weslaine Amorim.
Fonte: Governo de Rondônia