Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Jiboias com mais de 2 metros de comprimento voltam à natureza após serem resgatadas pela Prefeitura no perímetro urbano de Vilhena




Animais silvestres receberem os cuidados necessários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Duas serpentes da espécie jiboia, com mais de 2 metros de comprimento, voltaram a seu habitat natural recentemente após receberem os cuidados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Os animais silvestres foram resgatados por servidores e colaboradores da secretaria ao serem encontrados no perímetro urbano de Vilhena. Encaminhadas à Semma, as jiboias receberam acompanhamento dos profissionais e após dez dias de cuidados, apresentaram boas condições de saúde e foram soltas na natureza em local seguro.

“Cuidamos delas aqui para garantir que estejam recuperadas e aptas a sobreviver. Verificamos que as serpentes já apresentavam boas condições para voltarem ao seu habitat natural. Então, com muita alegria nós realizamos a devolução desses animais à natureza”, disse Rafael Fonseca, assessor da Semma.

- Advertisement -
- Advertisement -

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Rafael Maziero, a soltura das serpentes foi realizada em em área preservada e afastada da cidade, pois o local apresentava todas as condições para que os animais pudessem viver na natureza novamente.

- Advertisement -

Os especialistas recomendam que os moradores não entrem em contato com os animais, nem para tentar capturar, muito menos para matar. O procedimento adequado no aparecimento de animais silvestres é se afastar do local e fazer contato com as autoridades para realizarem o resgate correto do animal. “O animal não tem ‘maldade’ nem ‘más intenções’, ele está apenas tentando sobreviver. Matar ele apenas vai mostrar nosso pior lado como espécie dominante. Além disso, estes animais que são predadores, são vitais para a cadeia alimentar, equilibrando a população de espécies. Por exemplo, se você matar todos os sapos que vê, provavelmente teremos uma superpopulação de insetos na cidade. Cada anfíbio anuro pode chegar a comer mil insetos por dia”, explica Rafael Maziero.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente lembra que ao encontrar animais silvestres na área urbana, a população pode entrar em contato com a Semma através do número e WhatsApp Institucional: 98471-2971, ou acionar os Bombeiros pelo número de telefone: 193.

Semcom

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas